autismo
As terapias são consideradas transformadoras para crianças e adolescentes no espectro autista

No Brasil, estima-se que cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes vivam com Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma condição que afeta a comunicação, o comportamento social e o aprendizado em variados graus de intensidade. Para esses jovens, o acesso a terapias adequadas para sua idade, especialmente aquelas baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), pode ser um divisor de águas em seu desenvolvimento e integração social.

Terapias personalizadas e direcionadas são fundamentais para aproveitar o potencial de neuroplasticidade durante a infância e adolescência, época em que o cérebro é mais receptivo a novas formas de aprendizagem.

Quando crianças e adolescentes com TEA recebem suporte terapêutico especializado e ajustado às suas necessidades individuais, elas têm a oportunidade de melhorar significativamente suas habilidades de comunicação, interação social e independência, transformando suas realidades de maneira profunda”, avalia a psicóloga, especialista em neuropsicologia e mestranda em análise do comportamento aplicada, Larissa Coelho, supervisor na Clínica Luna ABA.

A implementação precoce da ABA na rotina é essencial, isto não apenas catalisa o progresso em áreas como comunicação, socialização e autonomia, mas também pode minimizar comportamentos desafiadores antes que se tornem enraizados.

Diante da atenção dada ao tema, nesse mês de Conscientização do Autismo, a Análise do Comportamento Aplicada se destaca indicando caminhos estruturados para famílias e indivíduos no espectro do autismo. Essencialmente, a ABA se consolida como uma abordagem pioneira, quando iniciada em tenra idade, multiplicando exponencialmente as chances de desenvolvimento integral de crianças e adolescentes com TEA.

Através de sessões personalizadas, trabalhamos os conceitos através de brincadeiras, tornando lúdicas as terapias e consolidando os resultados no desenvolvimento de habilidades, desde a comunicação básica até a interação social e o auto-cuidado“, ressalta Kelvis Sampaio, psicólogo clínico, mestre em ciências do comportamento pela Universidade de Brasília e supervisor da Luna ABA.

Como são planejadas as terapias de Análise do Comportamento Aplicada (ABA)

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma ferramenta extraordinária para o desenvolvimento de crianças no espectro do autismo, centrada na aplicação de técnicas e estratégias comportamentais que promovem a aprendizagem e a aquisição de habilidades.

Em crianças, a ABA é frequentemente aplicada através de atividades interativas e repetitivas, que tornam o aprendizado divertido e engajante. Por exemplo, através de uma estratégia de ensino ABA as crianças são incentivadas a aprender novas palavras ou conceitos em sessões altamente focadas que reforçam positivamente o sucesso.

Além disso, utiliza a modelagem, permitindo que as crianças aprendam por observação e imitação, uma abordagem particularmente eficaz para ensinar habilidades sociais e de comunicação.

O profissional habilitado personaliza o atendimento para as necessidades individuais de cada criança, trabalhando em áreas específicas como a melhoria da fala, o desenvolvimento de habilidades motoras finas, ou o estímulo à interação social, sempre numa atmosfera de apoio e encorajamento. Dessa forma, a atividade se torna uma ponte valiosa para ajudar as crianças no espectro do autismo a maximizar seu potencial, preparando-as para desafios futuros de maneira positiva e produtiva.

Sobre a Clínica Luna ABA

A Clínica Luna ABA é reconhecida por seu atendimento especializado, composta por uma equipe de profissionais altamente qualificados nas áreas da Psicologia, Educação, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia. O diferencial dessa equipe é a formação complementar em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), uma ciência robusta com quase um século de estudos e avanços.

O compromisso da clínica é com a intervenção eficaz e a inclusão de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e condições assemelhadas. A metodologia adotada pela clínica inverte a lógica convencional de intervenção. Ao invés de empregar um método padronizado para todos, o analista do comportamento da clínica foca na individualidade de cada pessoa. Esta abordagem permite que ele observe minuciosamente o comportamento individual e planeje o processo educacional conforme as maneiras únicas pelas quais cada indivíduo aprende.

A Clínica Luna ABA é dedicada a promover não somente o desenvolvimento das habilidades necessárias para a vida diária, mas também a inclusão plena de seus pacientes em todos os âmbitos da vida social. Com o uso de práticas baseadas em evidências, a clínica garante uma abordagem efetiva, visando o bem-estar e a independência de cada pessoa.

Fonte: Patrício Figuieredo  – AIs. Comunicação e Estratégia – assessoria de imprensa Clínica Luna ABA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *