Um dos mais importantes eventos do calendário literário do Estado do Rio começou nesta segunda-feira (06/05) e vai até sexta (10/05), em Duque de Caxias
Nesta segunda-feira (06/05), começou a primeira etapa do circuito LER PARA VA-LER, no Ginásio Poliesportivo Gilberto Lelis Pedrosa, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O evento é um dos mais importantes do calendário literário do Estado do Rio. E a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) está presente na ação com um estande com vários equipamentos, como óculos de realidade virtual, impressora 3D, mesas interativas para educação especial, além de distribuir, para alunos e professores, mais de 110 mil vales-livros, com valores que variam de R$ 50 a R$ 100.
– Duque de Caxias abriu as portas para a LER e reforça o quanto é importante que todos tenham conhecimento das múltiplas possibilidades que a leitura proporciona. Estamos disponibilizando um voucher para alunos e professores, para que eles possam aproveitar essa experiência – afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, que esteve presente no primeiro dia do festival.
O festival em Duque de Caxias promete ser o maior evento literário da história de toda a Baixada Fluminense, contando com a participação de grandes nomes como Conceição Evaristo, MV Bill, Walcyr Carrasco, Thalita Rebouças, Elisa Lucinda e Fábricio Carpinejar. São mais de 30 palcos e espaços para que o público tenha a oportunidade de interagir com as mais variadas formas culturais de apresentar a literatura, com exposições, saraus, contação de história, teatro e oficinas literárias, além de espaços como o Teatro Literário, o Palco Geek, o Espaço Steam, a Sala dos Autores e o Labirinto dos Livros.
Com debates de diferentes assuntos com as mais variadas personalidades, o grande objetivo do evento é despertar a paixão pela leitura, oferecendo diversas atividades em diferentes linguagens, para que cada visitante que passe pelo circuito se sinta motivado a ler e descobrir novos livros.
– Este é um grande evento para a Educação e para o estado do Rio de Janeiro, que ressalta a importância da leitura e também de se conectar melhor com professores a educadores. A gente sabe o quanto é transformador o poder da leitura. – comentou a primeira-dama, Analine Castro.
Inclusão, inovação e literatura
O LER – Festival do Leitor é um movimento literário inovador, com foco na exposição e na troca de conhecimento, que promove o encontro de todos os agentes que fazem parte da cadeia produtiva do livro.
– Nesta segunda, estamos, de fato, abrindo as portas e dando início ao Circuito LER PARA VA-LER. É uma alegria estarmos aqui, na Baixada Fluminense, começando nossa jornada. Queremos trazer muitas experiências literárias e culturais a alunos e professores, para que eles possam ter um contato ainda mais forte com os livros – declarou Bruna Reis, diretora-executiva do LER.
O LER é inclusivo, exclusivo, abrangente, democrático, e oferecerá ao público uma programação diversa, reunindo autores e artistas em torno da paixão transformadora da literatura.
– Nós acreditamos muito nas possibilidades da leitura, e o Circuito Literário é algo que nossa secretaria se orgulha muito em realizar. Alunos e professores terão oportunidades maravilhosas e veremos a literatura fluir da melhor forma possível. É um momento de desafio e cuidado, para que tudo dê certo. Como dizia nosso querido Ziraldo, ‘Ler é mais importante do que estudar’. A leitura abre portas e transforma vidas – concluiu Myrian Medeiros, subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas da Seeduc-RJ.
Não perca tempo! A primeira etapa do circuito LER PARA VA-LER acontece até o dia 10 de maio, das 9h às 20h, no Ginásio Poliesportivo Gilberto Lelis Pedrosa, em Duque de Caxias.