Por meio do investimento de R$ 12 milhões de BNDES e Umane, ONG amplia programa Impulso Previne para mais 240 municípios no Norte e Nordeste
No dia 7 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data de reflexão sobre as necessidades da população no que tange ao tema. A fim de apoiar a Atenção Primária de Saúde (APS), a ImpulsoGov, ONG que apoia governos no aprimoramento de serviços de saúde pública, está com inscrições abertas para o Impulso Previne – seu software que mostra às prefeituras quem são as pessoas que o SUS ainda não consegue atender.
A organização sem fins lucrativos já atendeu mais de 100 municípios brasileiros. Agora, por meio de um investimento de R$ 12 milhões divididos pela Umane e BNDES, está ampliando o programa para mais 240 municípios no Norte e Nordeste.
O Impulso Previne é uma solução digital que apoia cidades na gestão da saúde pública sem nenhum custo. A plataforma centraliza análises e recomendações sobre os principais indicadores de prevenção do SUS e as ferramentas disponibilizadas mostram às prefeituras quem são as pessoas que estão com atendimento pendente.
Secretários de Saúde e coordenadores da Atenção Primária de Saúde de ambas as regiões podem se inscrever na iniciativa gratuita por este link.
Os municípios apoiados recebem acesso a listas nominais – que indicam, por exemplo, quem são as mulheres que ainda não fizeram o exame preventivo de câncer de colo de útero e qual é a equipe de saúde responsável por identificá-la e oferecer o exame – e também as trilhas de capacitação.
A ONG também oferece apoio técnico especializado aos profissionais de saúde, para desenvolverem planos de ação de melhoria de cada indicador a partir das ferramentas disponibilizadas.
Sobre a ImpulsoGov
Fundada por João Abreu e Isabel Opice, a ImpulsoGov é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que desenvolve ferramentas e soluções gratuitas para impulsionar o uso inteligente de dados e tecnologia no SUS, para que todas as pessoas no Brasil tenham acesso a serviços de saúde de qualidade. A ONG transforma dados existentes em informações úteis, permitindo que gestores públicos e outros profissionais de saúde meçam desafios e impactos, identifiquem vulnerabilidades, visualizem cenários e tomem decisões baseadas em evidências para melhorar continuamente as políticas públicas de saúde em seus municípios. A ImpulsoGov já apoiou mais de 100 municípios onde vivem 6 milhões de pessoas que dependem exclusivamente do SUS para ter acesso a quaisquer serviços de saúde. Saiba mais em: https://www.impulsogov.org/
Fonte: Jader Fernandes e Anelise Gonçalves