unnamed (4)

Fotos/Divulgação: Renan Otto

Capacitação reúne 120 profissionais e estudantes na Estácio

Uma manhã repleta de conhecimentos e trocas de experiências com a presença de renomadas autoridades. Assim foi o primeiro dia da “Capacitação sobre Enfrentamento à Violência de Gênero: conceitos, direitos e atualizações” promovida pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de São Gonçalo, na manhã desta quinta-feira (4), que contou com a presença de cerca de 120 pessoas, no auditório da Universidade Estácio de Sá, no Alcântara. 

A iniciativa foi idealizada com o objetivo de instrumentalizar profissionais e estudantes que atuam ou desejam atuar com mulheres em situação de violência, através de conhecimentos teóricos e orientações práticas. 

Fotos/Divulgação: Renan Otto

“Eventos dessa magnitude são fundamentais para que os profissionais e estudantes tenham um panorama dos desafios que cada mulher, em sua singularidade, vivencia em uma situação de violência de gênero. Estar informado sobre as atualizações legais e todo o fluxo de encaminhamento e atendimentos possibilitam cada vez mais levar informação para a população, permitindo que a mulher que necessite desses serviços possa, em caso de urgência, receber uma escuta mais eficiente e que consiga chegar aos nossos serviços, afirmou a subsecretária Ana Cristina da Silva.

Participaram da mesa nesta quinta-feira (4) a juíza da Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de São Gonçalo, Denise Appolinária; a delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher de São Gonçalo, Ana Carla Rodrigues; a advogada palestrante Marilha Boldt; o delegado da 74ª DP (Alcântara), Márcio Esteves; e os secretários de Ordem Pública e de Transportes de São Gonçalo, o tenente coronel Márcio Ribeiro e Fábio Lemos, respectivamente.

Ao todo, serão quatro encontros divididos por eixos ao longo do mês de abril, que são eles: aspectos históricos e a desigualdade de gênero – as bases da violência de gênero; a interseccionalidade: a mulher idosa, a mulher PCD, a vulnerabilidade social e a questão racial; atualizações da legislação relativa à política pública para as mulheres: direitos e enfrentamento à violência; aspectos psicológicos da mulher em situação de violência; e a rede de enfrentamento à violência: atuação, fluxos e encaminhamentos. 

O trabalho realizado no município pela subsecretaria e os temas dos eixos escolhidos para a capacitação foram enaltecidos pela juíza Denise Appolinária.

“É com muita satisfação que participo desse encontro pois tenho testemunhado e sei do trabalho dinâmico, diversificado e constante que é realizado pela subsecretaria. Ela atua nos polos mais distintos existentes para o auxílio à mulher. São Gonçalo tem números preocupantes em relação à violência contra a mulher, especialmente em relação a crianças meninas no âmbito familiar. O roteiro dessa capacitação promovida pela subsecretaria aborda temas muito relevantes no que tange o cotidiano das mulheres gonçalenses, foi uma escolha prodigiosa, que será enriquecedora para todos os participantes, pois é preciso unir a teoria à pratica”, garantiu a juíza. 

Outra parceira atuante da subsecretaria é a delegada da Deam Ana Carla Rodrigues, que realçou a importância da união entre as entidades para um atendimento adequado à mulher vítima de violência. 

“A Deam atua 24 horas por dia e está sempre à disposição da mulher. Os policiais que atuam na delegacia passaram por uma capacitação para realizar o atendimento acolhedor, porque sabemos que muitas mulheres não têm coragem de realizar a denúncia então é imprescindível que ela tenha um acolhimento correto ao procurar ajuda. É nossa obrigação”, disse a delegada. 

Os próximos encontros da capacitação serão realizados nos dias 11, 18 e 25 de abril, no auditório da Universidade Estácio de Sá, do Alcântara. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *