IMG_5879 (1) (1)

Foto/Divulgação

Agentes estarão nas ruas e vão distribuir o material da campanha preventiva contra o assédio ao público feminino

A presença da Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida da Polícia Militar está garantida durante o Carnaval de Rua 2024. De 9 a 13 de fevereiro, as 46 equipes do projeto estarão mobilizadas, na Região Metropolitana e no interior do Estado do Rio, desenvolvendo ações para garantir a segurança das mulheres, com foco especial na campanha “Ouviu um não? Respeite a decisão”.

Na capital, as equipes da PMP-GV estarão presentes na Marquês de Sapucaí durante os desfiles das escolas de samba. A iniciativa tem como objetivo prevenir e conscientizar, principalmente os homens, sobre os limites a serem respeitados para evitar casos de assédio e importunação sexual. Durante todos os dias de evento, os agentes estarão nas ruas distribuindo materiais informativos alusivos à campanha.

Os policiais também estarão presentes na Avenida Intendente Magalhães, na Zona Norte do Rio, e nas áreas de desfile dos megablocos, no Centro da Capital. Nas demais regiões, as ações da Patrulha Maria da Penha serão desenvolvidas nas cidades litorâneas e do interior do estado, onde também há desfiles de escolas de samba, blocos de rua e grandes concentrações de foliões.

No material informativo, há mensagens-chave sobre a campanha “Ouviu um não? Respeite a decisão” em defesa das mulheres e informações de utilidade pública como devem proceder em caso de importunação sexual ou qualquer outra modalidade de assédio.

A presença da PMP-GV na campanha teve início no ano passado. Em 2023, durante seis dias (sexta-feira a quarta-feira de cinzas), as equipes do programa realizaram em todo o estado 336 ações de prevenção, além de fiscalizações de medidas protetivas, campanhas em áreas de blocos de rua e escolas de samba, entre outras. Além disso, 05 (cinco) prisões foram efetuadas, a maior parte por descumprimento de medidas protetivas expedidas pela Justiça.  

Vale ressaltar que uma das principais ferramentas de apoio e seguridade ao público feminino é o aplicativo Rede Mulher, desenvolvido com o apoio do Governo do Estado. Lançado em outubro de 2022, o app está disponível nas plataformas de dispositivos móveis Android e IOS e pode ser baixado gratuitamente. O Rede Mulher conta ainda um botão de emergência, que envia a localização da vítima em tempo real à Central 190, além de disponibilizar a opção de camuflagem do ícone na tela do celular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *