O roteiro começou com uma visita guiada pelo museu onde as crianças puderam apreciar a arquitetura, ver as carruagens utilizadas pela Família Real, além de outros carros utilizados durante o século XIX. Elas também observaram objetos da época que despertaram curiosidade, como o primeiro aparelho telefone que chegou ao Brasil, que pertenceu a D. Pedro II. As crianças puderam contemplar ainda as coroas de D. Pedro I e de D. Pedro II, e a pena que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea.
O presidente da FME e secretário municipal de Educação, Bira Marques, destacou que passeios como esse são enriquecedores e também são parte fundamental da formação educacional e social dos estudantes.
“A principal base do ensino é dentro da escola, mas fora dela também há um mundo de possibilidades para o aprendizado. No Museu Imperial, por exemplo, os estudantes tiveram contato direto com a história, aprenderam conceitos da época, conheceram objetos que foram se desenvolvendo ao longo do tempo. Tenho certeza que isso ficará marcado na memória de cada um deles e tudo o que aprenderam irá agregar bastante ao conteúdo de sala de aula”, finalizou Bira Marques.
A Diretora-Geral da unidade escolar, Maristela Fontes, ressaltou a importância das crianças ocuparem espaços de cultura e história.
“O Tô de Férias na escola é um programa importantíssimo para a comunidade escolar e para Niterói. As atividades localizadas dentro das escolas são centradas em brincadeiras e esportes, que são essenciais para a juventude. Neste passeio, as crianças saíram da sua cidade para conhecer outra, a serra, outras realidades. Isso desperta curiosidades e é parte importante do seu desenvolvimento escolar e acadêmico”, considera Maristela Fontes.
Após a visita ao Museu Imperial, as crianças da UMEI Jacy Pacheco foram ao Palácio de Cristal, também em Petrópolis. Os pequenos conheceram a estrutura e a história do prédio, fundado em 1884 para uma exposição de flores, pássaros e produtos agrícolas. Neste momento, eles puderam praticar atividades físicas e brincar.
A professora da UMEI, Ana Pio, que também acompanhou a visita, disse que é fundamental estender o espaço escolar para os momentos de lazer das férias.
“As crianças estavam extremamente ansiosas para a colônia de férias começar. Isso porque, até o início do programa, as crianças ficavam em casa mexendo no celular ou vendo TV. Com o Tô de Férias na Escola, eles têm a oportunidade de encontrar seus amigos e brincar em um espaço seguro”, diz Ana Pio.