Emenda de autoria do deputado Marcelo Queiroz vai ajudar na formulação de políticas públicas em defesa dos pets
Cães e gatos de estimação foram incluídos no Censo do Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o autor da emenda inserida na Lei 1739/22, o deputado federal Marcelo Queiroz, a medida vai ajudar na formulação de políticas públicas em defesa dos animais.
A medida, que contou com auxílio dos deputados Matheus Laviola e Elmar Nascimento, auxiliará ainda a levantar onde há maior incidência de animais domésticos para que o poder público possa realizar ações em locais específicos.
-Nada mais justo do que incluir os nossos animais de estimação no censo. Eles fazem parte da família de seus tutores. Os censos demográficos poderão especificar sobre a quantidade de pets, com a descrição do gênero e da espécie. Além disso, é importante saber se os animais passaram ou não pelo procedimento de castração – explicou Queiroz.
Marcelo Queiroz é idealizador do maior programa de castração do mundo, o RJ Pet. Com o Castramóvel, são oferecidos serviços gratuitos de esterilização em cães e gatos. O objetivo é promover o controle populacional de felinos e de caninos, redução de doenças e abandono. Lançado em dezembro de 2021 pelo Governo do Rio, o programa alcançou, em apenas 12 meses, a marca de mais de 200 mil animais castrados.