Dia D dezembro

Dia D dezembro. Fotos/Divulgação

O Detran.RJ realizou, nesta sexta-feira (1/12), mais uma edição do Dia D, destinado ao atendimento prioritário do público PCD. A ação, em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, também contou com a participação da Casa da Inclusão, da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, que deu orientação profissional e ofereceu vagas de emprego para o público PCD. Além disso, a Fundação Leão XIII cadastrou os usuários para a retirada de benefícios e isenção de taxas.

 
Em todos os postos do estado, as pessoas com deficiência puderam solicitar documentos como CNH e RG, sem necessidade de agendamento prévio. No Posto Detran Acessível – PCD, na Avenida Francisco Bicalho, e em mais 18 Ciretrans também foi disponibilizada a inscrição para o programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para quem precisa de carro adaptado.
 
O autônomo Guilherme Soares, de 38 anos, foi um dos primeiros a chegar para se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas.  “Fiquei sabendo por um amigo que poderia tirar minha CNH de forma gratuita. Entrei no site do Detran e vi que teria uma edição do Dia D nesta sexta-feira. Como o texto dizia que as vagas eram limitadas, cheguei bem cedo para garantir a minha. É uma oportunidade única”, destacou o morador de Ramos.

Dia D dezembro. Fotos/Divulgação

Nas unidades de Identificação Civil, o público PCD teve a possibilidade de emitir a carteira de identidade com indicação de deficiência e o Cartão da Pessoa com Deficiência, documento que complementa a identidade especial do público PCD. No documento podem ser incluídos até quatro dos cinco símbolos de deficiência: visual, mental (ou intelectual), física, auditiva ou do espectro autista.
 
A dona de casa Eliete Pereira levou seu filho Victor Pesant, de 31 anos, que tem paralisia cerebral, para tirar a carteira de identidade diferenciada e se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas. Victor é um exemplo de superação. Mesmo com limitação motora, é atleta de bocha adaptada e faz lindas pinturas com o pé. E agora o rapaz tem mais um grande desafio: tirar a tão sonhada CNH. Os dois aproveitaram a oportunidade para fazer o curso Oficina sob Medida.

“Aprendemos a verificar se um pneu está desgastado e quando devemos trocar o óleo. Além de dicas preciosas de manutenção preventiva”, disse Eliete, contando que o filho é muito dedicado em tudo que faz. “Espero que meu filho consiga tirar a CNH, ele é muito esforçado. Que Deus o ilumine”, disse a moradora da Ilha do Governador, que acompanhou Victor até a sede do Detran.RJ para realizar a perícia médica.

CLIQUE E ACESSE NOSSO CANAL!!!

Mesmo tendo perdido recentemente uma das pernas devido ao diabetes, Edvaldo Anastácio, de 61 anos, não perdeu o humor. De bem com vida, o ex-caminhoneiro disse que vai voltar a dirigir e quer conhecer o Nordeste. “Não é porque perdi uma perna que a vida vai acabar. Quero pescar, viajar e fazer tudo que puder”, ressaltou o morador de Imbariê, que fez amizade com o pintor Victor Pesant. Os dois tiraram fotos juntos, trocaram telefone e combinaram de se encontrar.

Esta foi a última edição do Dia D neste ano. No início de 2024, o departamento divulgará as datas das próximas edições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *