Comemoração será no dia 19 de novembro com teatro, oficinas, sessões de cúpula, premiação de fotos e festival de blues
O Planetário do Rio chega aos 53 com fôlego de sobra. Prova disso é que no dia do seu aniversário, no próximo dia 19, serão realizados na Gávea espetáculo teatral, oficinas educativas sobre astronomia e meio ambiente, sessões de cúpula, premiação de concurso de astrofotografias, apresentação da banda da Guarda Municipal e festival de blues. Tudo de graça.
A festa na “nave da ciência e da diversão” começa às 10h, com a abertura dos portões do Museu do Universo. Além das exposições permanentes e sessões de cúpula com os temas “Brincando entre estrelas” e “Uma aventura no Planetário”, os visitantes poderão assistir ao espetáculo “Quanta Energia”. Biônica e Metálico serão os mestres de cerimônia do espetáculo sobre geração, distribuição e uso de energia elétrica. Mas atenção: é bom chegar cedo, pois o espetáculo é sujeito à lotação. As apresentações acontecerão em dois horários: às 10h e às 14h.
Paralelamente, serão realizadas no dia 19, no Espaço Galileu/Hall da Astronomia, roda de música, jogos e atividades pedagógicas promovidas pela Associação de Pais e Bebês do Estado do Rio de Janeiro (Ipa Bebê). Durante o evento, serão arrecadadas doações de leite e fraldas para gestantes e crianças em situação de vulnerabilidade social. Estas atividades serão gratuitas.
– Estamos preparando uma grande festa para que toda família possa se divertir. E vamos homenagear quem tem nos ajudado a ampliar os conhecimentos de astronomia e a transformar o Planetário do Rio em um espaço democrático de educação, cultura e diversão – afirma o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.
No dia do aniversário, a partir das 15h, será realizado o segundo dia do Gávea Blues Festival. Entre outras bandas e artistas, se apresentarão Zero Bala Blues Band, Danny Boy Bizzy e Sergio Diab Stratoman.
Às 14h, será a vez da cerimônia de premiação do projeto cultural “Olhe para o Céu”. Os autores das melhores astrofotografias serão homenageados e seus trabalhos serão expostos. Às 15h, o Ecofuture, projeto de educação ambiental e de defesa da sustentabilidade, estará no Hall da Astronomia. Os visitantes poderão ver de perto cobra, arara e chinchila, o roedor vindo dos Andes. E, se São Pedro ajudar, às 19h, haverá observação do céu sob a orientação dos astrônomos Leandro Guedes, Naelton Mendes de Araujo, Luís Guilherme Haun, Wailã de Souza Cruz e Paulo Cesar Pereira, na Praça dos Telescópios.
– Nosso compromisso tem sido com a promoção do conhecimento e do encantamento proporcionado não apenas pela astronomia, mas também por atividades culturais. Com a assinatura do acordo de cooperação entre os planetários do Rio e de Pequim, por exemplo, vamos trazer outras experiências para nossos visitantes – promete o presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Renan Uccelli.
O Planetário do Rio recebe cerca de 15 mil visitantes por mês. Os ingressos para o Museu do Universo custam R$ 20 e R$ 40 (Museu do Universo + Sessão de Cúpula). Mas no dia 19, no dia do aniversário do Planetário, a entrada é gratuita. A instituição está localizada na Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100, Gávea.