Aulas preparatórias aumentaram número de inscritos no Enem no Estado do Rio de Janeiro
O Enem 2023 está chegando! Em todo o Brasil, o futuro de milhões de estudantes vai ser definido nos próximos dias 5 e 12 de novembro. De olho no bom desempenho de seus alunos na prova de redação, o Colégio Estadual Miguel Couto, de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, desenvolve o projeto “Foco no Enem” desde o início deste ano.
Com iniciativas a mais como esta, o número de inscritos no Enem da rede estadual de ensino cresceu 16% no Estado do Rio de Janeiro, passando de 243 mil em 2022 para 282 mil este ano. O objetivo é capacitar o aluno a escrever um bom texto dissertativo-argumentativo.
A secretária de Educação, Roberta Barreto, destaca que as aulas preparatórias estão surtindo efeito.
— Estamos desenvolvendo e incentivando diversas atividades preparatórias nas escolas. Esse aumento é fruto de um trabalho do governo do Estado e da Secretaria de Educação. Dados como esses nos dão a esperança de termos cada vez mais estudantes da nossa rede em universidades públicas e privadas — afirma a secretária.
Foto/Divulgação: Sandra Barros / Seeduc-RJ
Ao longo do projeto “Foco no Enem”, os estudantes aprendem técnicas de redação, gêneros, variedades linguísticas, funções da linguagem e métodos de como se criar um bom texto. A iniciativa realiza também integração entre as disciplinas de História e Sociologia. O tema semanal sugerido é abordado pelos professores e discutido até que o assunto se esgote.
A ideia é que o aluno chegue à aula de redação com seu repertório linguístico enriquecido, com dados, fatos e argumentos, mais preparado e seguro para trabalhar seu texto, aplicando as técnicas aprendidas, aliadas ao conhecimento adquirido através dos debates em sala.
Por fim, na aula de redação, o professor coloca no quadro todas as informações trazidas pelos alunos e, então, o processo de produção é iniciado.
Resultados na sala de aula
Bruno Carvalho, professor de Língua Portuguesa, afirma que a iniciativa já possibilitou efetivos resultados no aprendizado da turma.
— Nossos alunos estão mais seguros para escrever sobre qualquer tipo de assunto, com convicção. Melhoraram muito o vocabulário com a implantação do “Foco no Enem” — conta o professor, que acredita que eles se sairão muito bem na avaliação, considerada a principal porta de entrada para o nível superior no Brasil.
O estudante Isac Rocha Marques, de 18 anos, diz que o projeto mudou a sua concepção sobre a criação de uma redação.
— A iniciativa me mostrou que fazer um texto vai muito além do que somente escrever. O projeto nos mostra o quanto é importante exercitar. O tema proposto pelo professor esta semana é sobre “os riscos do uso do cigarro eletrônico para a saúde dos jovens” — conta o aluno, que sonha em cursar Engenharia da Computação.
O significado do Enem para os estudantes
Com o projeto “Foco no Enem”, os estudantes têm se mostrado cada vez mais esperançosos, animados e preparados para as provas.
A aluna Maria Júlia Correia Santos, de 18 anos, afirma que o Enem é o pontapé para buscar a realização dos seus sonhos. Por sua vez, Kerolayn Zacarias de Oliveira, 17 anos, diz que o exame pode mudar o seu futuro e o de sua família. E para Isabella de Lima Nascimento, 17 anos, o Enem também significa uma ótima oportunidade.
— Me sair bem nesta avaliação é conseguir ter uma vida transformada — conta Isabella.