20201202121537_IMG_7960

Foto/Divulgação

O município conta hoje com oito cervejarias com o selo, dado pela Prefeitura a partir do Projeto Niterói Cervejeiro

 

Niterói foi  ouro  duas vezes em cerveja na sexta-feira (13), no Mondial de La Biêre 2023, que está acontecendo até amanhã no Pier Mauá, no Rio  de Janeiro. Ao todo são 1,5 mil rótulos de cerveja de diversas parte do Brasil e do mundo. As premiadas niteroienses foram a  Matisse e Noi, cada uma em classificações diferenciadas. A Prefeitura, com o objetivo de incentivar o setor, criou o Niterói Cervejeiro e já entregou o selo a oitos cervejarias.  

O selo foi criado pela Prefeitura para estimular a abertura e valorizar as fábricas artesanais na cidade. A cidade tem 78 estabelecimentos ligados à produção e distribuição de cerveja artesanal, entre cervejarias, bares cervejeiros e feiras, segundo levantamento do Programa de Desenvolvimento dos Projetos Aplicados, convênio entre a Prefeitura e a UFF. A cidade também conta com 7 fábricas de cerveja, 4 fábricas em processo de registro, 32 cervejarias ciganas, 19 bares cervejeiros, 5 associações cervejeiras, 3 startups de bebidas artesanais e 2 coletivos cervejeiros. Esses estabelecimentos empregam, aproximadamente, 600 pessoas entre empregos diretos e indiretos.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, explicou que o projeto do Selo Niterói Cervejeiro é desenvolvido desde 2017, dentro do Plano Estratégico Niterói que Queremos, com o objetivo de identificar as demandas do setor. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico é responsável pelo diálogo com o movimento intersindical, com as secretarias municipais, com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de janeiro (Firjan) e com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Foto/Divulgação: Matisse

“Parabéns a todas as cervejarias artesanais de Niterói. É uma participação robusta, alegre e muito bonito de ver.que os cervejeiros da cidade atendem a uma lista de cerca de 50 requisitos. Estamos desenvolvendo um circuito cervejeiro com padrão para disputarmos a preferência de turistas e amantes da bebida com outras cidades”, destacou o secretário.  

Foto/Divulgação: Matisse

A subsecretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Lindalva Cid, que preside o Selo Niterói Cervejeiro, diz que, além das fábricas, o selo também apoia parcerias para a distribuição das bebidas em pontos de gastronomia da cidade.

“São hoje os estabelecimentos estão se aprimorando . São empresários com um olhar especial   para questões de sustentabilidade. É um projeto que vai além dos ganhos econômicos”, afirmou Lindalva.

A Matisse, com a cerveja Maruhy ICE.  foi vencedora com o rótulo em homenagem a praia de Niterói e também a obra do pintor Antônio Parreiras. Participaram ainda as seguintes cervejarias: M asterpiece, Máfia,  Maldita,Matisse, Malteca, Noi, Belgarioca, Brew Lab e Fractal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *