Foto 2. Orquestra Chiquinha Gonzaga e maestra Priscila Bomfim

Foto/Divulgação

Orquestra Sinfônica Chiquinha Gonzaga, formada só por meninas, receberá medalha nesta segunda-feira, dia 9/10

A Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, formada exclusivamente por meninas que estudam na rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro, vai receber uma medalha na Câmara Municipal do Rio de Janeiro nesta segunda-feira, dia 9/10, às 14h, no plenário da casa legislativa. A cessão da Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga, de autoria da vereadora Teresa Bergher, é motivada pela dedicação e trabalho da orquestra, criada em 2021, que desde então atua em prol da educação musical e responsabilidade sociocultural no Rio de Janeiro. E 17 dias depois, as jovens instrumentistas-cantoras partem para uma série de apresentações na Suíça, turnê na Suíça, com o Concerto Aquarela Brasileira, passando por cidades como Genebra, Biel, Solothurn, Zurich e Basileia, que se encerra em 4/11.

 

E, claro, não faltará música para embalar a homenagem que a Câmara Municipal está fazendo ao grupo. As jovens instrumentistas-cantoras vão executar o “Hino Nacional Brasileiro”, a abertura de “O Guarany” (Carlos Gomes), “Forrobodó” (Chiquinha Gonzaga) e “Maria, Maria” (Milton Nascimento).

 Sob a batuta da regente Priscila Bomfim, o grupo, com 45 integrantes com idades entre 11 e 19 anos, estreou em um concerto que teve participação da cantora Elba Ramalho. De lá para cá, as integrantes já passaram por palcos como Teatro Imperator, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Casa França-Brasil, entre outros locais do Brasil. Já dividiram o palco com outros grandes artistas como Toni Garrido, Paula Lima, Carla Caramujo, Angelica de la Riva, Maria Gadú e Mel Lisboa. As jovens instrumentistas, que também já se apresentaram na Espanha e Portugal, cantam e tocam instrumentos como violino, trombone, saxofone, clarineta, oboé, fagote, violoncelo, viola, tuba e percussão.

Foto/Divulgação

 Bem requisitadas, após a turnê na Suíça, as próximas apresentações da Orquestra Sinfônica Chiquinha Gonzaga serão no dia 22/11, às 19h, no Teatro João Caetano, com o Concerto Rosa Negras, em celebração ao Dia da Consciência Negra. E no dia 26/11, às 16h, no Teatro SESI São José dos Campos, também com o concerto Rosa Negras. Nestas duas ocasiões, haverá a participação mais do que especial da cantora e atriz Zezé Motta.

A entrega da Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga também contará com a participação do presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Caiado. A solenidade é aberta à participação do público. Lembrando que a medalha será entregue na próxima segunda-feira, dia 9/10, às 14h, no plenário da casa legislativa. A Câmara Municipal funciona no Palácio Pedro Ernesto, na Praça Floriano s/nº, na Cinelândia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *