Secretaria de Estado de Educação e Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia firmam parceria para oferecer cursos digitais para alunos da rede
Uma parceria firmada nesta semana entre as secretarias de Estado de Educação e a Municipal de Ciência e Tecnologia vai abrir as portas das Naves do Conhecimento para os estudantes da rede estadual e seus familiares. Concebidas como um projeto de inclusão digital e social, as Naves consistem em centros de aprendizagem multifuncionais equipados com computadores, acesso à internet, bibliotecas digitais, salas de aula e espaços para atividades culturais e educacionais.
Essa parceria vai possibilitar que os alunos da rede estadual e seus familiares, obtenham inclusão e formação tecnológica voltada para o mercado de trabalho, estimulando a inovação e o desenvolvimento econômico por meio de acesso gratuito a computadores, internet, cursos e eventos culturais para comunidades que muitas vezes não teriam fácil acesso a esses recursos.
– Os estudantes do Ensino Médio compõem uma faixa etária estratégica. Queremos que as Naves ajudem na formação deles, oferecendo inclusão digital, capacitação e qualificação tecnológica. Quando se trata de educação, temos que juntar forças”, destacou Tatiana Roque, secretária Municipal de Ciência e Tecnologia.
Dentre as ações voltadas à integração, haverá um mapeamento das escolas estaduais no entorno das Naves do Conhecimento para permitir atividades no contraturno, reforçando o conceito de educação integral.
– Imaginem os alunos da escola vizinha tendo um contraturno nas Naves, fazendo cursos, integrando não só o conhecimento, mas também a sociedade e seus direitos enquanto cidadãos. As famílias dos estudantes também poderão obter qualificação profissional para atuarem no mercado de trabalho e melhorar a qualidade de vida como um todo, apontou Roberta Barreto, secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro.
Ao todo são nove unidades, localizadas nas zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro; Engenho de Dentro, Irajá, Madureira, Nova Brasília, Padre Miguel, Penha, Santa Cruz, Triagem e Vila Aliança.
O eixo dos cursos e oficinas variam entre informática básica e letramento digital, programação e inteligência artificial, empreendedorismo e mercado de trabalho, audiovisual, arte e tecnologia, games, robótica e cultura maker.
As inscrições são realizadas através do site https://www.