Quatro alunos da rede municipal de ensino de Itaboraí participaram da cerimônia de entrega do Prêmio Estadual ‘MPT na Escola’, promovido pelo Ministério Público do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro. A solenidade foi realizada, nesta quarta-feira (27/09), no campus Itaboraí do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Nova Cidade.
O Prêmio Estadual ‘MPT na Escola’ – Eixo Educação do Resgate à Infância: “A escola no combate ao trabalho infantil” – teve início no município de Itaboraí, em março deste ano, e contou com a participação de alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Nanete Lima Chagas, em Joaquim de Oliveira, Guilherme de Miranda Saraiva, em Ampliação, e da Escola Municipalizada de Tempo Integral Ângelo Buriche Coutinho, em Curuzu.
O projeto busca envolver a rede municipal de Educação na campanha de conscientização e prevenção ao trabalho infantil, com atividades a serem desenvolvidas junto às escolas selecionadas. Em Itaboraí, quatro trabalhos foram selecionados para participarem do Prêmio Estadual ‘MPT na Escola’, nas categorias Conto, Poesia, Desenho e Música, após se destacarem na premiação municipal realizada em julho deste ano.
Destes, o aluno Marcos Henrique da Conceição ficou com a 1ª colocação em Poesia e as alunas Maysa de Oliveira e Sophia de Mendonça conquistaram a 1ª colocação em Música. Já o aluno Yhago Antônio ficou com o 2º lugar na categoria Desenho. Os alunos premiados foram contemplados com um smartphone e certificados, e seus professores orientadores, tablets.
Acompanhada de Ieda Delaroli, mãe do prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, a subsecretária de Gestão e Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Gláucia Vieira, ressaltou a importância do prêmio “MPT na Escola” para o desenvolvimento dos alunos da rede municipal de ensino.
“A palavra da nossa gestão é transformar e, graças ao trabalho desenvolvido por uma equipe empenhada e técnica, estamos conseguindo trazer a transformação para dentro das nossas escolas e, principalmente, para os nossos alunos. Hoje é dia de agradecer e parabenizar todos os profissionais da rede municipal de ensino que vêm fazendo um trabalho lindo dentro das nossas escolas e promovendo o desenvolvimento dos alunos. E a premiação vem para coroar todo o trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas pelas diretoras, professores, merendeiras e todos os profissionais da SEMED”, afirmou Gláucia.
A coordenadora municipal do projeto ‘MPT na Escola’, a professora Ellen Barreto, demonstrou gratidão em participar do projeto desenvolvido dentro do município.
“Hoje é dia de celebrar e agradecer. Estamos muito felizes com a premiação desses alunos que fizeram trabalhos lindos e foram reconhecidos a nível estadual. É o reconhecimento que a rede municipal também pode proporcionar coisas lindas. É dia de parabenizar esses alunos que fizeram poesias, desenhos e músicas maravilhosas e que edificam o trabalho realizado dentro das escolas”, concluiu a coordenadora.
O evento foi finalizado com os alunos cantando a música ‘Sementes’, de Drik Barbosa e Emicida, conduzidos pela professora Roberta Pereira.