A partir de novembro de 2023 o Hospital Samcordis, no bairro Estrela do Norte, não poderá mais atender pacientes do plano de saúde Unimed Leste Fluminense no setor de urgência e emergência. A negativa acontece após decisão do plano de saúde e a notícia de descredenciamento caiu como uma bomba dentro da unidade, para funcionários e pacientes que usam o plano na unidade de saúde desde a década de 1980. A 4ª Vara Cível de São Gonçalo já entrou no caso.
A restrição do atendimento engloba todos os eixos do grupo Unimed e não só a região do Leste Fluminense.
Inclusive, uma liminar concedida pela 4ª Vara Cível de São Gonçalo, além de garantir o atendimento de emergência no Hospital Samcordis para o paciente titular da ação, requisitou a intervenção da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avaliação do descredenciamento da emergência, decisão unilateral da Unimed Leste Fluminense.
A operadora definiu ainda que manterá o serviço de internação e procedimentos eletivos. Como exemplo do descontentamento desses pacientes, já correm na justiça ações judiciais movidas pelos próprios pacientes, inclusive com a concessão de liminares para que esses pacientes permaneçam com a possibilidade de serem atendidos na emergência do Hospital.
As alternativas indicadas pela operadora de saúde não se fazem suficientes, seja pela distância, seja por não possuírem suporte de unidades de complexidade como setor de Hemodinâmica e Unidade Coronariana. O deslocamento para uma outra unidade de saúde, pode impactar diretamente no agravamento da doença ou óbito, já que muitas das vezes o atendimento médico imediato é a única opção para a possibilidade de manutenção da vida.