unnamed (5)

Foto/Divulgação

Segmento artístico da cidade foi apresentado à Lei Paulo Gustavo estadual

O Teatro Municipal de São Gonçalo foi a primeira parada da ‘Caravana Secec’, uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), e apresentada pela Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo, para toda a classe cultural da cidade.

São Gonçalo foi o primeiro município do Estado do Rio a receber a caravana, que tem objetivo de levar informações sobre o pacote de editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) até a ponta, atendendo os fazedores de cultura que residem fora da capital.

Serão 19 chamadas públicas que representam investimento de R$ 139 milhões e vão contemplar 1.133 projetos culturais do Estado. Os editais da Lei Paulo Gustavo no RJ vão atender a diferentes linguagens artísticas, priorizando o setor audiovisual. O evento serviu para que os artistas e representantes culturais da cidade pudessem entender como concorrer aos editais da Lei Paulo Gustavo pelo Estado do Rio.

“São Gonçalo precisa ser visto com o tamanho e a representatividade que ele tem. Somos um celeiro de talentos e precisamos ser vistos desta forma. Agradeço à Secec por dar início à caravana aqui em São Gonçalo”, disse a secretária de Turismo e Cultura, Júlia Sobreira.

A secretaria destacou ainda a “Oficina de Elaboração de Projetos’, que vai auxiliar os fazedores de cultura do município para concorrer aos editais municipais da Lei Paulo Gustavo. As atividades terão início a partir de segunda-feira (18). A oficina acontece após a elaboração de fóruns setoriais com objetivo de aproximar os segmentos artísticos do município, onde 1200 fazedores de cultura puderam contribuir.

“São Gonçalo é o município que mais está recebendo recursos para a lei, atrás apenas da capital. Precisamos chegar na ponta, vamos até eles, porque muitos têm dificuldade em conhecer nosso sistema, de saber como fazer um projeto, entrar com portfólio. Por isso estamos fazendo esse encontro”, disse o assessor especial da Secec, Adenílson Honorato.

Integraram a mesa da Caravana Secec a secretária de Turismo e Cultura de São Gonçalo, Júlia Sobreira, o assessor especial da Secec, Adenílson Honorato, o presidente da Comissão de Cultura da Câmara de Vereadores, Juan Oliveira, e a professora Keila Tavares, da Fundação Getúlio Vargas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *