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Foto/Divulgação: Thiago Lontra

Estudantes da capital do Estado do Rio e da Baixada Fluminense eleitos para a 14ª edição do Parlamento Juvenil (PJ), realizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em parceria com a Secretaria de Educação (Seeduc), participaram da capacitação presencial que aconteceu nesta segunda-feira (4/9) no Colégio Estadual Júlia Kubitschek, no Centro do Rio. Os PJs e seus suplentes aprenderam sobre as regras e o funcionamento do programa, além de terem aulas sobre Direito Constitucional e Administrativo e Ética no Serviço Público.

O objetivo da capacitação é preparar os estudantes para o trabalho no Legislativo. Com as aulas, eles aprimoram os conhecimentos necessários para a futura atuação como deputados estaduais juvenis na semana parlamentar, que acontecerá entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro. Na ocasião, os PJs irão ocupar seus cargos na Alerj, eleger a mesa diretora, além de sugerir e votar projetos de lei. As medidas aprovadas pelos estudantes podem tramitar na Assembleia e virar leis válidas para todo o Estado do Rio.

O gestor do Parlamento Juvenil, Alessandro Santos, explicou que a capacitação também motiva os alunos e garante a representação juvenil de todos os municípios. “De uma forma dinâmica e objetiva, nós explicamos sobre o trabalho Legislativo e sobre o Direito Constitucional. Eles recebem um material didático que ajuda muito na compreensão de temas básicos, como a divisão de poderes, direitos e garantias e administração pública”, contou o gestor.

As aulas são oferecidas em todas as regiões do estado para facilitar o deslocamento dos parlamentares juvenis de fora da capital. Na última semana, a equipe do programa esteve na Região Serrana e no Noroeste Fluminense e ficará na estrada até o dia 26 de setembro realizando a capacitação dos estudantes eleitos. O processo também é valioso para unir os PJs e esclarecer as dúvidas que eles ainda têm sobre o programa, esclareceu o assistente da Seeduc que atua na coordenação do Parlamento Juvenil, Leonardo Lugão. “A experiência tem sido ótima porque é o momento que temos para aprofundar as informações sobre o projeto e explicar as próximas etapas, como a capacitação virtual e a semana parlamentar”, disse Santos.

As aulas já ajudaram a PJ de Nova Iguaçu, Stephany de Oliveira, a estruturar o projeto de lei que ela quer apresentar aos colegas na semana parlamentar. De acordo com a estudante de 16 anos, a ideia é propor a criação de um grupo de apoio para combater a evasão escolar em unidades de ensino estaduais. “Eu faço formação de professores e vejo que tem muita atenção voltada para as crianças, mas essa atenção diminui conforme o aluno vai crescendo. Quero propor um grupo de apoio para melhorar a qualidade de vida do adolescente e evitar que ele deixe a escola”, contou a jovem.

 

Planos para o futuro

Os alunos da capital e da Baixada também tiveram a oportunidade de ouvir a experiência de um parlamentar juvenil que já passou por toda essa experiência. Gabriel Nunes, que representou Itaguaí na 13ª edição, contou que depois do fim do programa virou conselheiro Municipal de Políticas Culturais da sua cidade. “O mandato continua acontecendo depois que você sai da semana parlamentar e começa a atuar no seu município. Quando você volta, passa a trocar experiências, participar de atividades e colocar em prática o que aprendeu”, disse o estudante de 18 anos, que também é presidente do grêmio estudantil de sua escola.

As palavras do ex-PJ incentivaram os alunos a começarem a atuar na política local. O parlamentar juvenil de Irajá, Gabriel Cardoso, disse que a capacitação ajudou a expandir as ideias sobre o programa e deixou muitas expectativas para a semana parlamentar: “Eu pretendo ingressar na carreira política através do Parlamento Juvenil e virar deputado estadual no futuro. Quero dar visibilidade aos jovens e eu acredito que nós temos voz”.

 

Fonte: ALERJ

 

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