Idealizada pela Aegea, iniciativa de inclusão social é lançada pela Águas do Rio
Criado pela Aegea para estimular o pensamento inovador de estudantes do Ensino Médio sobre sustentabilidade e perspectiva profissional, o Projeto Pioneiros chega pela primeira vez à Águas do Rio, concessionária que integra a empresa líder em saneamento privado no país. Na capital e na Baixada Fluminense, 50 estudantes indicados por lideranças comunitárias ou formados pelo Programa Ambiente Jovem, do governo do estado, fizeram a inscrição e participaram do lançamento do programa, nesta terça-feira (15/8), na sede da companhia, na Praça Mauá, Zona Portuária carioca.
O Pioneiros foi desenvolvido para estimular a visão social do aluno e integrá-la com os conhecimentos obtidos em seu processo de aprendizagem. As aulas acontecerão duas vezes por semana, sempre às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, durante pouco mais de três meses. Serão formadas duas turmas (com 30 alunos do Rio e 20 da Baixada Fluminense), e cada dupla de estudantes terá o acompanhamento de um tutor (no caso, um funcionário voluntário da Águas do Rio).
Ao término das atividades, os inscritos devem apresentar projeto sobre meio ambiente e sustentabilidade para um júri de especialistas no tema. Os mais bem colocados concorrem a uma vaga de jovem aprendiz na empresa. A apresentação final e a premiação estão marcadas para dezembro. Em janeiro e fevereiro do próximo ano, as duas duplas que ficarem em 1º lugar nas turmas Capital e Baixada vão participar da premiação nacional.
“Queremos que esse jovem desenvolva conceitos de cidadania e inclusão por meio do saneamento e seus benefícios. Nós, da Aegea e da Águas Rio, compreendemos que nossa missão vai muito além do fornecimento de um serviço. Por isso, trabalhamos para promover bem-estar e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explicou o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.
Um dos mais animados durante o lançamento era Kauã de Andrade, de 18 anos. Morador de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, o estudante do segundo ano do Ensino Médio tomou conhecimento do Pioneiros por uma amiga e contou que está ansioso para mergulhar de cabeça nas aulas.
“Ganho um dinheirinho com reciclagem. Meu avô tem um bar e eu recolho latinhas e garrafas PET para levar até uma cooperativa. Porém, mais importante do que ter essa fonte de renda é saber que estou ajudando na preservação do meio ambiente”, afirmou o rapaz, que foi bastante aplaudido pelos colegas do projeto.
De acordo com o setor de Responsabilidade Social da Águas do Rio, investir no potencial da juventude ajuda a transformar os municípios onde a concessionária atua. No território fluminense, a concessão abrange 27 cidades, incluindo a capital; são cerca de 10 milhões de pessoas atendidas.
Superintendente da Secretaria do Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Irlaine Alvarenga destacou que o futuro começa a ser escrito agora por essas dezenas de jovens:
“Vocês são novos e estão passando por um momento de transformação. Terão a chance de aprender muitas coisas novas e conhecer projetos em várias áreas profissionais. Aproveitem essa chance que estão recebendo hoje”, disse ela, que está à frente da Superintendência de Sustentabilidade.