Iniciativa é uma parceria do Partage Shopping com o GSH Banco de Sangue Serum, que acontece de 8 a 10, no centro comercial, facilitando o acesso aos doadores da região de São Gonçalo
Nos dias 8, 9 e 10 de agosto, das 10h às 18h, o Partage Shopping e o GSH Banco de Sangue Serum realizam uma grande Campanha de Mobilização de Doação de Sangue nas instalações do centro comercial, na Av. Pres. Kennedy, 425 – Centro, São Gonçalo – RJ.
Com essa ação, os frequentadores do shopping e os moradores da região poderão doar sangue em um local mais próximo, sem a necessidade de se deslocarem até as unidades do Banco de Sangue Serum, que ficam no Centro do Rio e na Barra.
De acordo com Luciana Monteiro, gerente de marketing do Partage Shopping, será uma campanha de conscientização abrangente, com o objetivo de informar e incentivar as pessoas a se tornarem doadoras de sangue. “Com a iniciativa, vamos fortalecer a imagem do shopping como um empreendimento que valoriza a responsabilidade social e reforçar a importância de doar. Estamos confiantes do sucesso dessa ação e esperamos receber muitos candidatos”, afirma a gerente de marketing.
O posto de coleta no Partage Shopping terá uma estrutura apropriada e segura, com equipes de recepção, triagem e coleta, para receber, aproximadamente, 150 doações de sangue ao longo de cada dia, bem como seguirá rigorosos protocolos de segurança.
“Essa ação é fundamental para que possamos sensibilizar e engajar um número maior de pessoas para que se tornem doadoras de sangue. Muitas ainda têm dúvidas sobre o tema e ficam receosas em doar. Assim, por meio de parcerias como essa, conseguimos nos aproximar mais desse público, levando informações e recebendo os que já são doadores”, explica Mário Sampaio, profissional de captação de doadores do Banco de Sangue Serum.
O profissional ressalta que um dos objetivos é também contribuir para o equilíbrio dos estoques sanguíneos do Banco de Sangue, que atende às demandas transfusionais de mais de cem hospitais públicos e privados parceiros, entre eles os hospitais estaduais Alberto Torres, em São Gonçalo, e João Batista Cáffaro, em Itaboraí.
Requisitos básicos para doação de sangue:
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
- Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
- Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
- Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
- Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido Doença de Chagas;
- Não ter tido Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
- Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma;
- Candidatos que viajaram para fora do estado do Rio de Janeiro devem entrar em contato com o Banco de Sangue para verificar se há impedimento.
Consulte nossa equipe em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.