“A educação no trânsito começa na infância. Nosso trabalho nas escolas é fundamental, pois as crianças serão as futuras motoristas, além de serem agentes multiplicadoras dentro de casa. Na campanha, também chamamos a atenção dos pais, explicando a necessidade de reduzir a velocidade na proximidade de escolas, de usar sempre o cinto de segurança, inclusive no banco de trás, e de acompanhar as crianças menores de 10 anos para atravessar a rua”, destaca coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran.RJ, Amélia Fernandes.
podem não te enxergar” são algumas das orientações que constam do material distribuído.
Rafael Corrêa, pai do pequeno Marlon, de 4 anos, aluno do Ciep Casemiro Meirelles, aprovou a campanha “Volta às Aulas”: “Se dermos bons exemplos, nossos filhos serão cada vez mais conscientes. Por isso, uma ação voltada também aos pais é muito importante. Todos somos responsáveis por um trânsito mais seguro”, disse ele.
“Só atravesso a rua de mãos dadas com a minha mãe”, disse Carlos Eduardo, de 7 anos, que se mostrou consciente sobre os perigos do trânsito.
Os locais escolhidos para a campanha, na Região Metropolitana do Rio, são os que apresentam os mais altos índices de acidentes. Outras ações estão programadas, nos próximos dias, em frente a escolas do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.