Os novos mediadores fazem parte do programa ‘Jovens Talentos’, promovido pela FAPERJ, com uma bolsa-auxílio no valor de R$ 300. Os estudantes terão uma carga horária de 8h semanais e terão a incumbência de atender a demanda da agenda de visitações do parque, sem prejuízo nos compromissos escolares, com duração de 18 meses, podendo ser renovado por mais um ano. Os bolsistas também atuarão no guiamento dos visitantes, apresentando os atrativos geopaleontológicos da Unidade de Conservação.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Jhonatan Ferrarez, afirmou que o programa “Jovens Talentos” é uma oportunidade para a evolução profissional dos estudantes.
Os estudantes serão orientados pelo paleontólogo e gestor do parque, Luís Otavio Castro, e receberão curso de formação sobre os temas de Paleontologia, Arqueologia, Geologia, Preservação Ambiental e Sustentabilidade, de professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); do campus Itaboraí do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Foram selecionados 12 alunos do 2º e 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Francesca Carey, em São José, e do Colégio Estadual Coronel Serrado. A seleção dos bolsistas foi realizada a partir dos seguintes critérios: afinidade com o tema, interesse em participar das atividades desenvolvidas no Parque Paleontológico e as melhores notas nas disciplinas escolares. Com os novos selecionados, o Parque conta agora com 18 mediadores.
“Também fui bolsista do programa ‘Jovens Talentos’ e o que eu posso passar para esses jovens é que eles aproveitem bastante essa oportunidade e extraiam o máximo de aprendizado durante esse período de 18 meses. Além de uma renda extra, esse programa tem como objetivo auxiliar na carreira profissional desses estudantes, que foram selecionados por uma equipe muito técnica”, disse Luis Otavio.
Uma das beneficiadas com o programa “Jovens Talentos” foi a estudante Tauani Marins, de 16 anos, que se disse bastante realizada com a oportunidade de ser uma nova mediadora da Unidade de Conservação.
“Tenho certeza que serão meses de muito aprendizado e troca de experiências. É uma honra poder fazer parte desse programa e vou tentar tirar o máximo de aprendizado para evoluir tanto na minha vida profissional quanto na minha vida pessoal”, concluiu a moradora do bairro São José.