O ritmo alucinante do rock atravessa gerações e ajuda até nas salas de aula
Mais que um ritmo musical… um estilo de vida. O Rock vem embalando gerações de fãs, e muitos professores e estudantes da rede usam este contagiante gênero para estimular o ensino e a criatividade nas salas de aula. E vem dando excelentes resultados. Várias escolas que tem projetos relacionados a música, e os estudantes adoram os embalos do Rock n’ Roll.
A Banda The Walter´s, formada por alunos do Colégio Estadual Erich Walter Heine, de Santa Cruz, tem um vasto repertório musical, mas o Rock tem um destaque no repertório deles. Eles fazem questão de destacar que a batida deste ritmo anima todas as apresentações.
– O Rock é muito divertido de se tocar. E um ritmo animado, e eu posso usar todas as partes do corpo para fazer vários movimentos diferentes na minha bateria. O público vai ao delírio quando tocamos Rock – diz Ester Martins, de 17 anos, baterista da banda e aluna da terceira série do Ensino Médio.
A presença da música possui um papel importante na educação. Muitos programas educacionais criativos, como arte e música, antes considerados desnecessários, estão sendo reintegrados e vistos como conteúdos que contribuem para o desenvolvimento cognitivo e emocional do aluno, gerando impactos importantes no seu crescimento e desenvolvimento.
– Conheci o rock quando comecei a ter aulas de música e, quando eu adoro. Eu me sinto livre, sendo eu mesmo. Nada melhor do que colocar a distorção e começar a solar na minha guitarra – brinca Rhayane Souza, de 17 anos, estudante da terceira série do Ensino Médio e guitarrista da banda.
O Dia Mundial do Rock, comemorado hoje, é uma homenagem ao evento Live Aid, de 1985, que contou com artistas como Paul McCartney, Mick Jagger, David Bowie, Kiss e a lendária apresentação do Queen de Freddie Mercury. E esses shows, até hoje, inspiram muitos alunos.
– O Rock entrou na minha vida nos anos 80 através das festas familiares! Foi aí que irmão me contemplou com ingressos para 3 três dias Rocks no 1º Rock in Rio. O que mais me marcou foi a banda do Queen. Aliar o ensino com a música é algo mágico, atrai os alunos de forma única, facilita o aprendizado e integra toda a escola – afirma Antenor Corrêa, diretor do colégio.
Na História do Rock, encontramos expressões de descobertas e lutas, em busca de conquistas, seja ela política, econômica, moral ou social. Tudo isso deixa o gênero mais perto da fase adolescente que o aluno está vivendo. A relação entre esta fase e o rock traz um leque de possibilidades para que o ensino da música neste contexto seja de muito mais fácil absorção e identificação.
– O Rock traz empolgação, magia e alegria – completa Felipe Macedo, diz o vocalista da banda, Felipe, de 18 anos, também aluno da terceira série do Ensino Médio no colégio.
A música é fundamental para o desenvolvimento intelectual, cultural, expressivo e criativo dos estudantes. Ela é capaz de promover o desenvolvimento dos jovens, transformando e ampliando sua comunicação, a colaboração e sua liberdade.
No mês passado, o Governador Cláudio Castro sancionou a lei que estabelece o dia como o Dia Estadual no Rock, em homenagem a Renato Russo, líder da Legião Urbana. Mais uma comemoração para esse ritmo que merece todas as homenagens. Afinal, estudar e quebrar barreira é a atitude mais Rock n´Roll que se pode ter!