AGUAS DO RIO

‘De Olho no Óleo’, programa da Águas do Rio, tem o objetivo de evitar o descarte do material na rede de esgoto

Prática comum e que parece inofensiva, descartar o óleo de cozinha usado no ralo da pia pode provocar sérios impactos – não só na rede pública de esgoto, como também no meio ambiente. O material, quando misturado com água e outros materiais, entope tubulações, causando estragos ao sistema de esgotamento sanitário. Atenta a isso, a Águas do Rio levou o programa “De Olho no Óleo” para Rio Bonito, na Região Metropolitana. Na cidade, serão dez pontos de coleta espalhados por associações de moradores, escolas e na loja de atendimento da concessionária.

A iniciativa foi lançada pela empresa no início do mês, quando endereços da Zona Sul da capital fluminense passaram a receber o material para descarte. Ainda neste ano, outros 11 municípios das regiões Norte, Noroeste, Serrana e Baixada Litorânea do estado vão receber o “De Olho no Óleo”.

Lançamento de Olho no Óleo. Foto/Divulgação

“Estamos avançando com o programa e estabelecendo parcerias para, no segundo semestre, lançarmos em cidades onde atuamos e assim alcançarmos o maior número de pessoas conscientes da necessidade do descarte correto do óleo usado”, disse a coordenadora de Responsabilidade Social da Águas do Rio, Simony Dias.

O lançamento em Rio Bonito aconteceu na Escola Municipal Raulbino Pereira de Mesquita em celebração ao mês do Meio Ambiente, em parceria com as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente. A ação contou com várias atividades e a apresentação do espetáculo teatral “Cuidando das Águas dos Rios”, da companhia Lona na Lua. Guilherme Martins, aluno do 1º ano, sabe como aproveitar o óleo. “Meu pai usa o óleo velho para fazer sabão”, disse o estudante. 

A iniciativa em Rio Bonito é uma parceria com a prefeitura local e a Cooperativa de Trabalho com Óleo (Cooperioleo), que ficará responsável pela coleta, transporte e destinação adequados. O secretário de Meio Ambiente de Rio Bonito, Murilo Balbino, pontuou a importância da parceria.

Lançamento de Olho no Óleo. Foto/Divulgação

“Esse projeto é mais um avanço na política ambiental do nosso município. Trata-se de uma ação de extrema importância para proteção dos nossos mananciais”, disse ele.

Moradores da cidade poderão deixar, em garrafas PET, o óleo usado nos seguintes locais:

– Loja de atendimento da Águas do Rio (Rua Nilo Peçanha, 130, Centro de Rio Bonito, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h);

– Escolas municipais parceiras do programa;

– Associações de moradores parceiras do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *