A Sala Nelson Pereira dos Santos recebeu neste fim de semana o “1º Encontro de Corais 60UP”. Realizado pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), o evento é gratuito e reúniu 15 corais do estado. A apresentação do grupo Avós do Canto, formado por cerca de 40 idosos da cidade que participam do projeto 60UP, da SMI, emocionou o público durante a abertura do encontro nesta sexta-feira (12).
“Esse é um projeto que começou lá atrás quando foi instituída a SMI e identificamos que junto ao Projeto Gugu tinha um coral. Numa oportunidade agora, o projeto cresceu e automaticamente o coral cresceu e teve uma projeção muito maior. Hoje sabemos que o coral não é só para o idoso, mas também para crianças e adolescentes. Para a cidade é de suma importância esse projeto e a expectativa foi superada porque o teatro está lotado”, ressaltou o Vice-Prefeito.
Durante a abertura das apresentações, o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), falou da ideia do evento e destacou a importância de atrair o público de fora da cidade.
“Todo coralista quer se apresentar e sempre quando pode a gente cria uma oportunidade para isso. Agora, junto com o maestro trouxemos essa ideia de trazer o coral para nossa cidade para que possamos receber as pessoas aqui como nos recebem foram da cidade. É uma forma que a gente tem de trazer turismos para a cidade. Estamos com a casa cheia, o que é uma satisfação imensa”, disse Zaf.
O maestro Leandro Campanate, que rege o grupo Avós do Canto desde abril de 2022 e é um dos organizadores do evento, explica a dinâmica do encontro.
“O 1º Encontro de Corais 60 UP funciona numa dinâmica em que os corais têm a oportunidade de fazer intercâmbio. A maioria dos corais que participarão do evento é de amadores e tem de todo tipo de repertório: MPB, música sacra, tem corais que são formados em igreja, música africana, entre outros”, conta o maestro. “Se trata de uma atividade essencialmente coletiva, onde a meta é a melhoria do todo em consonância com o crescimento individual, o que dá a cada integrante a sensação de pertencimento ao grupo e às suas conquistas. Na contramão da solidão, ansiedade e até mesmo a depressão, cada coralista carrega em si uma história de superação, ou de sonho realizado, ou simplesmente de amor à música”, completa Leandro.
60 UP – Ginástica, dança de salão, canto e passeios: é esse combo que a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), oferece gratuitamente aos idosos da cidade com o projeto 60UP. O projeto está disponível em diversos pontos da cidade, em datas e horários específicos para as atividades de ginástica, dança de salão e o coral. O coral funciona às quartas-feiras, das 15h às 16h, na Sociedade Fluminense de Fotografia. O maestro convoca a todos: “Não precisa saber cantar! Só precisa gostar de cantar!”