Como parte das celebrações do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para o trânsito seguro, o Detran.RJ e o INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) vão realizar em parceria, nesta terça-feira (9/5), às 13h, um evento educativo voltado para crianças e jovens pacientes do hospital e seus pais e acompanhantes.
O evento será realizado no ambulatório e no setor pediátrico do hospital, localizado na Avenida Brasil 500, no Caju. A Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ vai apresentar às crianças um vídeo educativo sobre prevenção de acidentes, e o Coral Canta Detran, que reúne funcionários do órgão, fará uma apresentação especial para os pacientes. Uma equipe do INTO promoverá atividades lúdicas com o público infantil.
O evento vai marcar a abertura da campanha do INTO no Maio Amarelo, que prevê outros dois eventos em parceria com o Detran.RJ. No dia 23, Detran.RJ e INTO vão participar juntos de um evento no Sambódromo, no Centro do Rio, que também deverá contar com as secretarias municipal e estadual de Saúde.
Para o fim do mês, está sendo preparado um grande debate sobre o impacto dos acidentes de trânsito na vida do brasileiro, no auditório do INTO, com representantes das instituições que fazem trabalhos voltados à prevenção de acidentes. Para esses dois eventos, Detran.RJ e INTO vão divulgar mais detalhes posteriormente.
O que é o Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo foi criado em 2014 com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo é promover uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil para colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. No Brasil, o tema da campanha deste ano é “No trânsito, escolha a vida”.