Comprometida em fortalecer e ampliar a segurança em sua comunidade, a 99 investe em ações voltadas para a mobilidade segura de seus motoristas e passageiros. Sabendo que a insegurança nos meios de transporte reduz a liberdade de meninas e mulheres, as iniciativas da empresa têm conquistado resultados a favor do direito de ir e vir do público feminino.
Segundo levantamento realizado pela plataforma, em 2022, no Rio de Janeiro, foi registrada redução de 77%, por milhão de corridas, dos casos de violência sexual contra passageiras e de 63% contra motoristas parceiras. A diminuição nacional, no mesmo período, foi de 75%, por milhão de corridas, em casos contra passageiras e de 71% contra as motoristas.
A 99 realiza ações em parceria com instituições voltadas para a defesa e o acolhimento de mulheres, como o projeto Justiceiras, que oferece atendimento imediato às vítimas de violência doméstica por meio de uma rede de apoio em casos de violência física ou emocional.
Outra estratégia utilizada é o investimento em sistemas de alta tecnologia que oferecem proteção antes, durante e depois das corridas, entre elas, inteligências artificiais como a Pítia e a Atena que identificam passageiras em situação de maior risco e direcionam a corrida para motoristas parceiros com melhores avaliações ou para motoristas parceiras. Além disso, são disparadas uma série de comunicações personalizadas, recomendando, por exemplo, que ela se sente no banco de trás para a passageira, além de mensagens educativas e de conscientização aos motoristas sobre a importância de manter o profissionalismo e o respeito. Durante as corridas, as usuárias do app contam com o Monitoramento de Corrida em tempo real, que funciona por meio da combinação de rastreamento GPS com inteligência artificial, detectando comportamentos anormais durante viagens, como paradas longas e trajetos com tempo acima do previsto pelo app. Caso detectada alguma anormalidade na viagem, protocolos de segurança são adotados para evitar uma ocorrência. Depois das corridas, a inteligência artificial Ártemis rastreia e identifica palavras e contextos deixados nos comentários ao fim das corridas que podem estar relacionados a algum tipo de assédio. Desta forma, os agressores são identificados e têm seus perfis banidos da plataforma, enquanto as vítimas são direcionadas ao atendimento humanizado. Com a implementação da Ártemis, a plataforma registrou, entre 2021 e 2022, uma redução de, aproximadamente, 45% dos incidentes de assédio com passageiras em todo o território nacional.
Para corridas ainda mais seguras, a 99 fornece dicas e orientações para as usuárias. Confira:
Solicite a viagem de um lugar seguro: espere pelo carro ou moto dentro de casa, do escritório ou algum outro estabelecimento. É possível acompanhar a localização do motorista ou motociclista parceiro em tempo real e, assim, ir ao encontro dele assim que chegar.
Confira as informações sobre a viagem: Verifique se a cor, placa, modelo do carro e a foto do motorista ou motociclista são as mesmas que aparecem no aplicativo. É importante que motorista e motociclista parceiros também chequem se o nome de quem irá embarcar condiz com o que consta na tela de aceite.
Insira os contatos de confiança: Não deixe de inserir seus contatos de confiança no aplicativo para que seja possível compartilhar a rota em tempo real com eles diretamente no app ou WhatsApp. Para isso, basta acessar a “Central de Segurança”, no menu do app e selecionar diretamente da agenda de seu celular.
Sente no banco de trás: Isso dá opção de desembarcar por qualquer lado do veículo de forma segura, evitando colisão com os carros que estão em trânsito, além de fazer com que o motorista se sinta mais confortável durante a viagem.
Use sempre o cinto de segurança ou capacete: A obrigatoriedade desses itens está prevista no Código Brasileiro de Trânsito e é, comprovadamente, a forma mais eficaz de salvar vidas.
Grave o áudio das viagens: A 99 oferece o recurso que permite a gravação de áudio do começo ao fim das corridas. Para isso, basta acessar o recurso no Assistente de Segurança, no escudo azul do app. Você também pode optar por iniciar a gravação automaticamente em todas as corridas.
99Mulher: As motoristas parceiras da 99 podem optar, a qualquer momento, por meio do botão 99Mulher, por transportar apenas passageiras, que são avisadas que foi enviada uma motorista exclusiva para mulheres para sua corrida
Em caso de emergência, acione o 190: A 99 conta com um botão de emergência, no Assistente de Segurança, que, ao ser acionado, notifica a polícia (190) e a Central de Segurança da 99, compartilhando localização em tempo real e as informações da viagem com as autoridades.
Se precisar de assistência, a empresa disponibiliza a Central de Segurança 99: a central telefônica de emergência funciona 24h, 7 dias por semana, e responde prontamente em caso de necessidade, oferecendo auxílio sobre o que fazer. O telefone é o 0800-888-8999.
Mais informações sobre as ações e iniciativas voltada para mulheres podem ser consultadas no site: Link
SOBRE A 99
A 99, primeiro unicórnio brasileiro com 10 anos de atuação no país, é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta 20 milhões de pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.
Fonte: Ascom/Máquina Cohn & Wolfe