Ao todo, 14 escolas municipais receberão os livros, que conta ainda com o título ‘A Teia das Águas’, de Roseana Murray e Bia Hetzel, totalizando aproximadamente 600 livros, incluindo material de apoio pedagógico para os professores articuladores, que participaram da capacitação oferecida pelos projetos.
Para a assessora da Sala de Leitura, Heloisa de Souza, comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil em um ano em que o tema da SEMED é ‘Itaboraí, cidade leitora’ é mais do que uma alegria. Segundo ela, o acesso à literatura ainda hoje é restrito ao consumo, diante dos valores, e quando uma rede municipal aposta na leitura como fio condutor do processo de ensino aprendizagem, é uma forma de democratização do acesso ao saber historicamente instituído.
“Além de contação de história, a Divisão de Sala de Leitura e Espaços de Leitura e Pesquisa atua na orientação e formação do letramento literário dos professores de todos os segmentos, da Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos. É na leitura que o aluno descobre o mundo da imaginação, estimula a sua criatividade, afetividade, além do seu desenvolvimento cognitivo e motor. Fabular faz parte da natureza humana”, disse Heloisa de Souza.
Para ampliar o aprendizado, a Sala de Leitura criou o projeto ‘A leitura literária rompendo os muros da escola, tocando e transformando famílias’, que envolve pais e responsáveis, com oficinas de contação de história, para que o conhecimento se espalhe para além dos muros da escola.
No CEMEI Visconde de Itaboraí, a criançada recebeu os livros no Espaço de Leitura e Pesquisa, lugar destinado à leitura, jogos e vídeos educativos. O título será trabalhado dentro da escola e encaminhado para a casa do aluno, por meio da ‘maleta de histórias’, um incentivo para pais, familiares e estudantes praticarem a contação de histórias no lar. O CEMEI conta ainda com empréstimo de livros para a comunidade.
Atualmente, a rede municipal de ensino de Itaboraí conta com 21 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) e 49 escolas com Educação Infantil, totalizando 5.952 mil alunos, de 2 a 6 anos de idade. Todas as unidades com espaço dedicado à leitura. Segundo a SEMED, o intuito é contribuir para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos alunos.
O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado pela lei nº 10.402, de 8 de janeiro de 2002. O dia 18 de abril foi escolhido para celebrar a literatura infantil nacional, porque neste dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira.