Um dos mais icônicos cartões-postais vai oferecer mais uma experiência inesquecível para os visitantes
O Parque Bondinho Pão de Açúcar vai presentear a cidade do Rio de Janeiro com a tirolesa mais linda do mundo, que será inaugurada no segundo semestre de 2023. A empresa Índio da Costa A.U.D.T, responsável pelo projeto, promete que os visitantes vivenciarão uma experiência única, além de ambientalmente sustentável. A tirolesa, que vai conectar os morros do Pão de Açúcar e da Urca, vai contar com 755m de extensão e pode chegar a uma velocidade de até 100 km/h.
A nova atração será um grande ativo para o Rio e fomentará o turismo sustentável de qualidade e com acessibilidade, não somente na cidade, mas no Brasil. O objetivo do projeto é atender, simultaneamente, às necessidades dos turistas e das comunidades receptoras, protegendo o meio ambiente e ampliando as oportunidades de desenvolvimento econômico-social para o futuro. Além de gerar empregos, diretos e indiretos, ela trará repercussão internacional positiva, que atrai cada vez mais turistas para o Brasil, fomentando a economia.
Além da grande integração com a natureza, a intenção é melhorar a experiência dos visitantes e tornar a visita ao Parque Bondinho Pão de Açúcar ainda mais prazerosa e inesquecível. “Sem dúvida, a nossa tirolesa será única e com uma vista espetacular, permitindo uma imersão em um dos cenários naturais mais icônicos do Rio de Janeiro. Queremos que todos os espaços sejam usados com consciência e responsabilidade, levando momentos de felicidade a todos que queiram apreciar as belezas naturais que o Parque tem para oferecer”, comenta Sandro Fernandes, CEO do Parque Bondinho.
Vale ressaltar que a tirolesa está com todas as licenças necessárias aprovadas para o desenvolvimento desse projeto e para a realização da obra consultou previamente os interesses da sociedade civil por meio de organizações competentes junto ao Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa). Além disso, cumpriu com todos os requisitos técnicos solicitados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Inovação e Simplificação (SMDEIS). O principal objetivo do projeto é gerar felicidade nas pessoas, garantindo acessibilidade e continuando a contribuir com o turismo consciente e positivo do Rio de Janeiro.
“Integridade, sustentabilidade e segurança fazem parte dos nossos valores, sendo base para o nosso propósito: inspirar felicidade em todas as pessoas. O Parque Bondinho tem a sua história conectada à cidade do Rio de Janeiro desde o início da sua fundação, há 110 anos, e hoje, com muito orgulho, enfatiza que mais de 50 milhões de pessoas já puderam desfrutar da espetacular vista 360° do Rio e viver momentos incríveis no Parque. Somos o teleférico mais antigo em operação no mundo, mas temos visão de futuro e seguimos inovando. Foi isso que nos fez chegar até aqui e vai nos possibilitar avançar para os próximos anos”, reforça Sandro.
Os horários, valores, pacotes e mais informações sobre a tirolesa serão informados em breve. E vale dizer que o funcionamento do Parque Bondinho Pão de Açúcar está normal, sem nenhuma alteração. Os horários de visitação seguem regulares e as obras estão sendo executadas em áreas com isolamento para segurança dos visitantes e colaboradores do Parque.
Fonte: Andressa Gianotto/ FSBcomunicação