Nesta quarta-feira (05) os alunos do EducaSom conheceram um pouco mais da vivência profissional de um músico de orquestra. O Trompetista do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e Mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Tiago Viana, trouxe diversos temas que prenderam a atenção e ao mesmo tempo fizeram todos interagirem durante a palestra, que aconteceu na Faetec de Itaboraí, sede do projeto.
Tiago que é graduado em música pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), iniciou seus estudos ainda muito novo, aos 13 anos de idade na Banda Euterpe Cachoeirense, em Ouro Preto, também em Minais Gerais. Atualmente, o músico desenvolve em seu mestrado, um método de ‘Relaxamento e Concentração para Trompete’, onde boa parte dos exercícios podem ser utilizados por qualquer músico.
COMO INICIOU O ESTUDO?
Por indicação de um fisioterpeuta especialista em músicos, Tiago foi recomendado a buscar no Yoga, uma forma de tratar dores nos ombros e a alta ansiedade, onde as práticas meditativas se transformaram em diversos benefícios para sua atuação musical. Após essa experiência, o músico vem se dedicando a prática do Yoga alinhado ao estudo diário do instrumento musical.
Na palestra foram apresentados diversos exercícios que os músicos podem realizar diariamente para controle da ansiedade, melhora na respiração e das tensões físicas/psicológicas, e das dificuldades de concentração, dentre outros.
“Tenho a certeza que esta iniciativa do projeto EducaSom de levar conhecimento direto e linear aos alunos, mostrando assim a forma correta de buscar informação, facilitará o desenvolvimento das jovens que buscam na música, uma superação e sonho pessoal, que é ser músico profissional em nosso País”, ressaltou o trompetista, Tiago Viana.
“A importância da valorização das Bandas de Música que atuam como referências e cursos gratuitos de música para crianças e jovens é primordial para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitador do processo de aprendizagem”, disse o maestro da Banda da Guarda Municipal de Itaboraí, Carlos Alberto Oliveira da Silva.