Alunos da Escola Municipal Natercia Rodrigues Rocha, em Quissamã, participaram do retorno das visitas guiadas pelo Centro Histórico de Itaboraí, nesta terça-feira (04/04). Guiados pela orientadora Alexandra Barbosa, da Secretaria Municipal de Cultura, cerca de 60 estudantes, divididos nos turnos manhã e tarde, fizeram o trajeto percorrendo locais que contam a história da cidade.
A programação começou pela Igreja Matriz de São João Batista, seguindo pelo Palacete Visconde de Itaboraí, a Casa Paulina Porto, a Casa Heloísa Alberto Torres, a Biblioteca Joaquim Manoel de Macedo e outros. Depois disso, os alunos foram visitar a Casa Escola da Arte e Tecnologia (CEAT), em Outeiro das Pedras, onde assistiram contação de história e apresentação teatral.
O secretário municipal de Cultura, Roberto Costa, fez questão de dar boas-vindas aos estudantes e destacou a importância das visitas guiadas pelo Centro Histórico da cidade, sempre tão solicitadas pela população. “Que eles aproveitem bastante esse momento de conhecimento, pois será enriquecedor para todos”, comentou o secretário.
Além dos alunos das escolas, as visitas guiadas também são destinadas à ONGs, Associação de Moradores e outros grupos, que contam com momento de aprendizado da história, patrimônio e personalidades de Itaboraí. Os interessados em participar devem realizar o agendamento pelo e-mail: visitasguiadas@itaborai.rj.
As visitas acontecem às terças e quintas-feiras, sendo pela manhã, às 9h e a tarde, às 14h. Cada sessão pode ter no mínimo 15 pessoas e no máximo 60, e duram aproximadamente 2h30. Feliz com a retomada das visitas, a orientadora Alexandra Barbosa, ressaltou que a atividade tem objetivo de difundir conhecimento e fatos ocorridos na região.
“Estou revigorada com a volta das visitas guiadas e também muito ansiosa, porque cada visita é uma novidade, é um público diferente. Muito bom ver o brilho no olhar das pessoas conhecendo um pouco mais da cidade que amam e vivem”, frisou Alexandra.
Segundo a diretora da Escola Municipal Natercia Rodrigues Rocha, Geruza Rangel, a unidade compareceu com alunos do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental. E destacou ainda a importância dessa ação para os estudantes.
“É uma forma de reconhecimento e pertencimento do aluno com a nossa cidade. Tudo que a gente conhece, a gente cuida melhor. E aqui eles aprendem na vivência, conhecendo os lugares que antes só viam nos livros”, disse Geruza.