BF5A7083

O secretário de Turismo Gustavo Tutuca. Foto/Divulgação

Instalação instagramável de promoção do Turismo, em Copacabana, registrou 24 mil atendimentos a viajantes, sendo mais de 15 mil estrangeiros de 82 países

O verão acabou, mas a estação mais querida do fluminense deixou um grande legado: o Rio de Janeiro voltou a ser um dos principais destinos turísticos do país e se consolidou como vitrine do Brasil para o restante do mundo. Os dias de sol e altas temperaturas, somados aos projetos de captação de viajantes nos principais emissores de turistas para o Brasil, promovidos pela Secretaria de Estado de Turismo, foram fundamentais para a retomada deste protagonismo.

Foto/Divulgação

O alto investimento do Estado em segurança, por exemplo, resultou na recuperação da imagem do Rio de Janeiro como um destino seguro e atraente para visitantes de todo o mundo. E o aumento na movimentação de turistas nacionais e internacionais foi percebido pelos cidadãos fluminenses. O sucesso foi comprovado pelos atendimentos no espaço “Verão #tô no Rio”, que promoveu os atrativos turísticos fluminenses, fazendo uma conexão da capital com o interior do Estado.

Só no contêiner instalado nas areias de Copacabana foram registrados 23.819 visitantes de 82 países, que receberam informações turísticas. A maioria esmagadora veio de fora do país, totalizando 15.928 turistas de 82 países – os outros 7.891 eram viajantes brasileiros. A instalação instagramável tornou-se um importante apoio para auxiliar os visitantes, oferecendo dados sobre serviços aos turistas, atrações musicais e promoção dos destinos favoritos, garantindo a eles experiências inesquecíveis.

O governador Cláudio Castro destaca a importância das ações de promoção do turismo no estado e comemora os bons resultados, que também refletem positivamente na economia e na geração de empregos.

– Após o período complicado gerado pela pandemia, um dos pilares para a retomada do crescimento do Rio foi exatamente o turismo e as ações de captação de viajantes para todo o estado. Este fator contribui para impulsionar e recolocar o Rio como principal destino, como a vitrine do Brasil para o mundo. Mas o que mais orgulha é que o setor também é responsável pela abertura de vagas de emprego e a geração de renda, resultados cada vez mais positivos – destacou Cláudio.

Já o secretário de Turismo Gustavo Tutuca avaliou o trabalho intenso para atrair os visitantes e se disse otimista pela manutenção dos números positivos ao longo do ano.

– A gente vive um momento muito especial no Rio, este foi o melhor verão dos últimos anos. Temos recebido tanto turistas internacionais quanto domésticos e acredito que o fruto do nosso trabalho está sendo colhido. Nós temos um otimismo muito grande de que esses números vão continuar altos, fomentando a economia não só na capital, mas também no interior – comemorou.

O secretário de Turismo Gustavo Tutuca. Foto/Divulgação

Hotéis e comércios comemoram

De acordo com o secretário, a ocupação hoteleira média atingiu mais de 90% durante o período de Réveillon e Carnaval, estendendo-se por todo o verão. A porcentagem foi celebrada por David Constancio, gerente de Marketing do Hotel Fairmont, na Praia de Copacabana.

– Foi excelente perceber a rotatividade de turistas maior no hotel durante este verão. Acredito que esse aumento se deve à união das forças públicas, como a Setur-RJ, as polícias, e outros órgãos que se juntaram com a rede hoteleira para atraírem cada vez mais visitantes. Certamente essas estratégias colaboraram para esse número maravilhosos de hóspedes no período – pontuou

E não foi só a rede hoteleira que aproveitou a explosão turística no Rio este ano. Os comerciantes também se beneficiaram da alta de clientes, como destacou o supervisor de quiosque Matheus Guedes, de 28 anos.

– Esse verão foi o mais bombado desses últimos anos. Sentimos diferença demais na lotação da praia, na demanda dos pedidos e principalmente na movimentação de turistas. O aumento da demanda abriu ainda nova oportunidades de emprego, já que foi necessário contratarmos mais mão-de-obra para suportar tantos pedidos – explicou.

O que fica de legado do verão 2023 é a imagem positiva que o Estado conseguiu transmitir durante a estação mais esperada do ano. A energia do povo carioca, as belezas naturais e recepção do brasileiro foram os principais destaques para o jovem turista argentino Ariel Orozco, de 23 anos, que esteve na capital carioca pela primeira vez.

– Amei conhecer as praias, é muito diferente da Argentina. De onde venho as águas são mais frias. A mistura de calor e da água refrescante do Rio faz toda diferença, isso sem falar da energia de quem frequenta as praias. Em todo lugar recebi assistência dos funcionários e das pessoas aqui do Rio. Parece tudo mais vivo, inspirador e alegre. Quando eu voltar pra casa com certeza vou recomendar o Rio aos meus amigos para sentirem esse clima e tomarem muitas caipirinhas – brincou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *