28048835707_fb6d9c80ca_h

A Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza tratamento odontológico gratuito em várias Unidades de Básicas de Saúde no município. Custear um tratamento dentário requer, muitas vezes, altos investimentos por parte da população e é pensando nisso que esse serviço chega para a população. Os atendimentos estão disponíveis em dias e horários diferenciados, com tratamentos dentários disponíveis para adultos e crianças. Dentre eles, clínico geral, cirurgia oral menor, odontopediatria, e atendimento a pessoas com deficiência. “O serviço aqui é bem completo, se iguala a um atendimento particular. Faço meu tratamento e adoro. Aqui todos são muito atenciosos. Agora estou marcando para o meu filho que também vai iniciar o tratamento odontológico aqui na unidade de Saúde”, comentou a moradora de Joaquim de Oliveira, Flaviana da Conceição, 30 anos. O município possui 13 consultórios odontológicos, e por dia, atende em média, aproximadamente 15 pacientes por unidade. “Aqui em Joaquim de Oliveira atendemos clínica, emergências e realizamos cirurgias, quando necessário. No primeiro encontro realizamos um diagnóstico e em seguida damos início ao tratamento”, disse a Cirurgiã-Dentista que atende na Unidade, Camila Zuniga.

Há também promoção de Saúde Bucal nas escolas, que são realizados pelas equipes que prestam atendimentos aos alunos de Itaboraí de até 14 anos. As atividades incluem: escovação dental supervisionada; atividades educativas e exame de classificação de necessidades de atenção clínica, para encaminhamento a tratamento individual. Os alunos identificados com necessidade de atenção clínica são encaminhados para tratamento na Unidade de Saúde mais próxima da sua residência. “O conjunto de ações realizadas neste público-alvo tem objetivo de prevenir e reduzir a incidência e a velocidade de progressão das doenças bucais, principalmente a cárie e a doença periodontal, na gengiva”, disse a coordenadora do Programa Saúde Bucal, Cynthia Komatsu.

Para ter acesso aos atendimentos, os interessados devem procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência onde tem o cadastro, são elas:

CENTRO: (Avenida Hermínio Moreira, s/nº);

MARAMBAIA: (Avenida Cabo José Rodrigues, s/nº);

JOAQUIM DE OLIVEIRA:  (Rua 22);

AREAL: (Avenida Carlos Lacerda);

QUISSAMÃ: (Rua César Xará, s/nº);

PACHECOS: (Estrada RJ 114, km 13);

BAIRRO AMARAL: (Estrada de Itambi Visconde, quadra M, s/nº);

SÃO JOSÉ: (Estrada São José, Praça Nuno Duarte, s/nº);

CABUÇU: (Avenida Antônio Cícero, s/nº);

AMPLIAÇÃO II: (Rua Miguel Ângelo Ximenes, lote 06, quadra 53);

MANILHA: (BR 493 – Km 0);

ITAMBI: (Rua Rui Barsosa);

NANCILÂNDIA: (Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Junior, s/nº).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *