niterói saude

Todas as unidades da cidade estarão abertas para coleta de preventivo, exame clínico das mamas e solicitação de mamografias

No mês em que se comemora a luta e o que as mulheres conquistaram ao longo dos últimos séculos, a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação Estatal de Saúde de Niterói, promove ações intensificadas para o público feminino. No próximo sábado (18), todas as unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 17h, para o “Dia Delas”, uma ação conjunta de atendimento e assistência voltada às mulheres. A medida, que faz parte das ações do Programa Niterói Mulher, também contempla o programa “Março Lilás”, dedicado à conscientização sobre o câncer de colo de útero.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, explica a iniciativa.

“Essa ação tem como proposta garantir o acesso de todas as mulheres, em especial, às mais vulneráveis e invisibilizadas, como as mulheres em situação de rua, vítimas de violência, trans e também às trabalhadoras da saúde”, ressalta.

As unidades do Programa Médico de Família (exceto Ponta da Areia e Maravista), Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas estarão em funcionamento para a ação. Serão realizados procedimentos como: coleta de preventivo, exame clínico das mamas e solicitação de mamografias. Para participar, a mulher pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Programa Niterói Mulher – Lançado em outubro de 2021, o Programa Niterói Mulher tem como estratégia o controle e acompanhamento do câncer de mama e colo de útero. O objetivo é diagnosticar precocemente casos de câncer e iniciar o tratamento em menos de 60 dias, diminuindo, assim, os riscos de complicações e mortalidade. A Saúde do município ampliou a oferta de cirurgias de câncer de mama e colo de útero ao iniciar os procedimentos no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino, além dos já realizados no Hospital Municipal Orêncio de Freitas. A secretaria também iniciou o encaminhamento das pacientes para tratamento com radioterapia ou quimioterapia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *