Consulta-com-Tadutor-em-Libras-Foto-Julio-Diniz-7

Consulta com tradutor em libras. Foto/Divulgação: Julio Diniz

Regulação faz mudanças no fluxo de trabalho e acelera atendimentos

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo traça estratégias para diminuir o tempo de espera para a marcação de consultas e outros serviços na Central de Regulação. Para isso, a Subsecretaria de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria reavaliou todo o fluxo de trabalho, fez mudanças e adequações para que o gonçalense não tenha que esperar tanto tempo para ter uma consulta com especialista agendada. Os resultados já começaram a aparecer. 

    Consultas que levavam até três anos para serem agendadas, como as especialidades de cirurgião vascular, endocrinologista, gastroenterologista, nefrologista, neurologista, oftalmologista e ortopedista, passaram para três, seis, cinco, oito, nove, nove e sete meses respectivamente. A especialidade de proctologista – que chegava a 4 anos de espera – passou para três meses. Os agendamentos destas especialidades estavam com demanda reprimida desde o ano de 2019. 

     “No ano passado, nós revisamos os processos e fluxos dos agendamentos, realizamos treinamentos, traçamos metas para o tratamento e monitoramento das filas com o intuito de diminuirmos o tempo de espera. Foram realizadas contratações para a realização das marcações e de novos médicos. Com isso, conseguimos reduzir – significativamente – o tempo de espera do paciente na maioria das filas de consultas”, disse Renata Nascimento, subsecretária de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria.

     As especialidades de angiologia, cardiologia e ginecologia passaram do tempo de espera de dois anos para três, oito e quatro meses, respectivamente. Já as especialidades de alergista, dermatologista e reumatologista passaram de um ano para dois, três e um mês, respectivamente. “O nosso objetivo é dar continuidade à diminuição do tempo de todas as especialidades. Sabemos que ainda estamos longe do ideal, mas contamos com a inauguração do Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), no Vila Três, para acelerar ainda mais as filas”, finalizou Renata.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *