Reinaugurado em março do ano passado (2018), pela Prefeitura de Itaboraí, o Espaço de Atendimento ao Desenvolvimento Integral (EADI) – Professora Eliane da Silva Barbosa, em Nova Cidade, atende aproximadamente 220 alunos, de 6 a 14 anos, da rede municipal de ensino. Oferecendo atividades de Capoeira, Balé, Taekwondo, Música, Artes urbanas, Teatro e Guarda Municipal Mirim, a unidade tem grande importância para melhorar o desempenho das crianças.
O EADI é um espaço onde os alunos participam de atividades diárias, que acontecem no contra turno, de segunda-feira a sexta-feira, nos horários de acordo com as atividades nas quais estiverem matriculados. Assim, os inscritos complementam a carga horária escolar, proporcionando uma educação de tempo integral.
Para o prefeito Sadinoel Souza, esse espaço tem um grande papel na vida dos estudantes. “Conciliar o ensino de sala de aula com atividades culturais e esportivas é um importante passo para formar cidadãos saudáveis e conscientes, podendo desenvolver o seu melhor”, comentou o prefeito.
Cleidi Bastos, diretora do EADI, enxerga no espaço uma parceria importante entre o município e a comunidade. “Esperamos que este desenvolvimento integral seja físico, intelectual e cultural. Aqui eles são acolhidos e fazemos com que se sintam em casa. E conseguimos, porque é difícil vê-los faltando”, afirmou Cleidi.
Mãe de três filhos matriculados no espaço, Jane Ferreira, moradora de Nova Cidade, já vê uma melhora no comportamento dos filhos após as novas atividades. “Tenho quatro filhos e três participam do EADI. O de 11 anos e o de 10 são da Guarda Mirim, e o de 8 anos faz capoeira e taekwondo. Eu só tenho elogios a fazer, eles eram muito agitados e agora estão ocupando a cabeça com algo que vale a pena, estudos e esportes. E como aqui também exige escolaridade, eles estão se interessando e melhorando nas notas, tendo mais responsabilidade”, disse Jane.
O professor faixa preta de Taekwondo, grão-mestre Marco Antônio Abreu destaca que o principal objetivo das aulas não é formar atletas, e sim, cidadãos do bem. “Aqui eles aprendem em primeiro lugar a terem disciplina, além de melhoria no comportamento e resgate de valores. O esporte como filosofia de vida, pois integra e salva vidas”, disse o professor.
A unidade conta ainda com uma equipe de profissionais composta por 14 pessoas, sendo diretora, coordenadora pedagógica e orientadora educacional; inspetores de disciplinas, merendeiras, auxiliar de serviços gerais, professora de acompanhamento pedagógico e professores das atividades. Aberto para toda comunidade, quem deseja se inscrever deve ir à secretaria do EADI, com os seguintes documentos originais e cópia: certidão de nascimento, cópia do cartão SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de residência e uma foto 3×4. Para Guarda Mirim, atividade que só atende os alunos da rede municipal de ensino, também deve levada a declaração escolar. O Espaço de Desenvolvimento da Educação Integral (EADI) – Professora Eliane da Silva Barbosa fica localizado na Rua Antônio Pinto, nº 277, Nova Cidade – Itaboraí. Horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.