A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e as demais instituições que integram o Fórum dos Reitores das Instituições Públicas Federais e Estaduais do Rio de Janeiro (Friperj) declaram:
Desde o momento da redemocratização do nosso país, os processos eleitorais têm acontecido de forma a fortalecer a democracia.
A última eleição, ocorrida no final de 2022, de forma legítima e confiável, foi reconhecida e auditada por representantes nacionais e internacionais. A democracia brasileira foi, uma vez mais, testada e aprovada – em seus dois turnos!
Respeitar os resultados das urnas é obrigação de todas as brasileiras e de todos os brasileiros. As instituições federais de ensino e as universidades estaduais do Rio de Janeiro repudiam veementemente os gravíssimos atos antidemocráticos e criminosos que ocorrem hoje, dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
Diante da situação tão calamitosa, nos unimos a todos os brasileiros e instituições democráticas nacionais que exigem que os envolvidos em tal vandalismo sejam responsabilizados e punidos com o rigor da lei.
A democracia está sendo frontalmente ameaçada! Devemos nos manter firmes e intransigentes em sua defesa.
Rio de Janeiro, 8 de janeiro de 2023
A nota é assinada pelo reitor da Uerj, Mario Carneiro, e pelos reitores e diretores do CPII, UFF, UFRJ, IFF, CEFET/RJ, IFRJ, UENF, UNIRIO e UFRRJ.