Natal Luz Papai Noel recebe crianças autistas com horário exclusivo em Itaboraí (2)

Natal Luz Papai Noel recebe crianças autistas com horário exclusivo em Itaboraí. Foto/Divulgação

Ambiente tranquilo, sem aglomeração, música baixa e um bom velhinho preparado para recebê-las

Com o objetivo de atender as especificidades de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura de Itaboraí preparou um momento exclusivo, nesta quinta-feira (22/12), para o encontro dos pequenos com o Papai Noel, para conhecer e tirar fotos na tradicional casinha do bom velhinho, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro. Dezenas de crianças e famílias puderam vivenciar uma experiência especial no Natal Luz, com um ambiente tranquilo, música baixa, sem aglomeração e outros estímulos externos.

O horário diferenciado foi programado pela Secretaria Municipal de Turismo e Eventos para tornar esse momento de diversão mais confortável e emocionante para as famílias dos autistas, com intuito de evitar filas e tempo de espera para tirar a tão esperada foto com o Papai Noel. O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, destaca a importância de dedicar a programação do Natal Luz especialmente para as crianças, promovendo uma festa para todos.

“A inclusão é fundamental para tornar o Natal mais emocionante e acessível para todos. Esse período natalino é muito importante na vida e na memória das crianças, fica marcado para sempre. Por isso, o Natal precisa ser uma festa para todos”, enfatizou Marcelo Delaroli.

Coautora da Lei nº 12.764/12, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e a idealizadora da Clínica-Escola do Autista em Itaboraí, Berenice Piana recepcionou as crianças autistas e suas famílias diretamente na Casa do Papai Noel.
 
“É emocionante saber que a nossa cidade está fazendo isso, a tão sonhada inclusão, sendo feita, realizada e respeitada. Isso é um passo gigantesco para nós, famílias de pessoas com autismo, principalmente para a Clínica-Escola do Autista de Itaboraí, que tanto luta por dignidade e respeito para essas crianças”, frisou Berenice.

A auxiliar administrativo Rafaela Reis, de 32 anos, levou o sobrinho Ryan, de apenas 11, para conhecer e tirar foto com o Papai Noel. A tia conta que ele é aluno da Clínica-Escola do Autista de Itaboraí e que adorou a experiência.

“As crianças precisam desse espaço. Como está tendo muito movimento em Itaboraí no Natal, eles ficam meio acuados por causa do barulho, por ter muita gente. Mas o evento está de parabéns. Foi maravilhoso e ele gostou muito” , disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *