CAPITÃO NELSON 02

Agora é oficial, hoje segunda-feira 25/03/2019, foi publicado no Diário Oficial do Poder Executivo, a convocação para que o vereador Capitão Nelson (Avante) assuma uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Em seu lugar, na Câmara de Vereadores de São Gonçalo, assume Julinho da Renascer. Em entrevista exclusiva para o Jornal O Gonçalense, o deputado fala de seus projetos e de como será seu trabalho na casa legislativa estadual.

O Sr. será nosso verdadeiro representante na Alerj, como se sente?

Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade da entrevista e aproveitar para parabenizar o excelente trabalho que vem sendo realizado por este jornal, que presta um eficiente serviço de informação para população gonçalense. No que diz respeito a representar a cidade de São Gonçalo, é sempre motivo de muito orgulho; e é isso que venho fazendo ao longo de minha vida. Foi assim na Policia Militar, por mais de 20 anos, na Câmara Municipal, já há 14 anos, e agora diante dessa convocação, ainda que forma interina, me sinto honrado em poder representar a nossa cidade na Alerj.

 

São Gonçalo tem muitas necessidades, quais o Sr. acha que são prioridades?

Segurança pública é a prioridade número um aqui em São Gonçalo, nos últimos meses discutimos bastante essa situação a fim de identificar os fatores que contribuíram para o aumento da violência em nossa cidade. E o principal fator é a falta de policiais nas ruas, o efetivo que temos na cidade é muito abaixo do recomendado. Precisamos pelo menos de mais um batalhão da Policia Militar para São Gonçalo, e precisamos rever o critério de distribuição do efetivo no Estado. A ONU recomenda 1 policial para cada 250 habitantes, na zona sul do Rio a relação é de 1 policial para cada 327 habitantes, já em São Gonçalo temos 1 policial para cada 1.800 habitantes. Essa conta está errada, precisamos corrigir. Outra prioridade é a infraestrutura, há tempos que a nossa região não recebe investimentos do Estado. As rodovias estaduais que cortam São Gonçalo estão abandonadas, falta sinalização, iluminação e passarelas, existe a necessidade de se construir pelo menos dois viadutos, um na entrada do Jardim Catarina e outro no Trevo de Vista Alegre, são obras que além de melhorar a mobilidade urbana, e reduzir o número de acidentes, também podem movimentar a economia da cidade, gerando emprego e renda. Então nossa meta vai ser utilizar de instrumentos legislativos para levar ao governo do Estado as necessidades de São Gonçalo, e cobrar medidas para que esses problemas sejam solucionados.

 

Sua experiência no legislativo municipal pode ser positivo no seu trabalho na Alerj?

Com certeza. Nesses 14 anos como Vereador, eu presidi algumas comissões permanentes, presidi CPI, fiz parte da mesa diretora, e consegui aprovar projetos. Então essa experiência torna mais fácil os primeiros passos, mas sei que todo o trâmite legislativo na Alerj é mais complexo, tendo em vista o elevado número de parlamentares, 70 no total, cada qual com suas ideologias e regiões para representar. Diante disso se faz necessário um trabalho de articulação muito grande para que nossos projetos sejam aprovados, e isso se faz com muita atuação e diálogo.

 

O Sr. pretende participar de alguma comissão?

Tenho interesse em participar da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia, não sei se será possível, mas certamente vou me colocar à disposição para compor.

 

O Sr. estará trabalhando dando apoio ao atual governo municipal?

Sempre me coloquei a disposição para ajudar o governo municipal, até mesmo antes de entrar para política, independentemente de quem fosse o prefeito, pois entendo que ajudando o governo municipal eu ajudo a população de São Gonçalo, e na Alerj não será diferente. Tenho compromisso com a minha cidade e muitas políticas públicas que beneficiam diretamente a população partem do governo municipal, então certamente buscarei recursos junto ao governo do Estado para ajudar a prefeitura, e fiscalizarei a sua aplicação para que o real beneficiado seja o cidadão.

 

Sendo um policial significa que segurança será uma das suas principais bandeiras?

Segurança pública é a principal bandeira por ser um dos maiores problemas de São Gonçalo no momento. E eu me sinto na obrigação de utilizar toda minha experiência no combate à criminalidade para ajudar na busca por soluções, dessa vez no campo da política.

 

O que a população de São Gonçalo pode esperar do seu mandato?

Trabalho, muito trabalho. Colocaremos como prioridade a segurança pública, mas não deixaremos de atuar em outros segmentos que sejam do interesse da população de São Gonçalo. E para isso, apresentarei projetos, sempre tendo como maior interessado a população; vou fiscalizar o poder executivo estadual, sempre primando pelo bom funcionamento do serviço público em nossa cidade. Quero me manter próximo da população para ouvir as demandas, e para isso vou manter o meu gabinete aqui na cidade, assim como minha residência, sou morador de São Gonçalo há 56 anos no mesmo endereço, e vou permanecer aqui.

 

Qual a mensagem que o Sr. passa para a população?

Quero dizer a todos os gonçalenses que fui convocado na manhã dessa segunda-feira, dia 25 de março, para assumir a cadeira de deputado estadual de forma interina. Isso só foi possível graças a confiança que vocês depositaram em mim na última eleição, então só tenho a agradecer a todos. E tenham certeza que vou retribuir essa confiança com muito trabalho, representando não só os 24.204 eleitores que votaram em mim, mas sim os mais de 1 milhão de habitantes que residem em nossa cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *