O “Festival Arrumação – Um Rio de Arte”, é um evento itinerante e gratuito, que produzirá o encontro de 14 artistas do cenário musical nacional, de diferentes estilos e gerações, afirmados e iniciantes, alguns fora da mídia, que vão se apresentar na cidade do Rio de Janeiro e em seis municípios do interior fluminense: Mendes, Nova Iguaçu, São João de Meriti, São Gonçalo, Berford Roxo e Engenheiro Paulo de Frontin do dia 01/12 até 16/12 , com entrada franca.
O festival Arrumação, em sua primeira edição, será gravado ao vivo e exibido na Rede Minas (festivalarrumacaoumriodearte.com.br). Em cada cidade que a caravana “Arrumação” chegar convidará quatro artistas locais para se apresentarem no festival, são cantores, poetas, bailarinos, contadores de histórias e causos. Além de interpretarem suas composições mais representativas, os artistas também vão conversar com o público sob o comando do ator mineiro Saulo Laranjeira. Grátis. A caravana do “Festival Arrumação – um Rio de arte”, chegará a São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no próximo, dia 13, terça-feira, às 19h, no Teatro Armazém, com a apresentação da dupla Kleiton & Kledir, que está comemorando 40 anos de carreira com o lançamento de uma biografia e a realização dessa temporada popular pelo interior fluminense. Kleiton & Kledir vão conversar com o público sob o comando do ator mineiro Saulo Laranjeira. Os manos vão contar histórias sobre a trajetória artística, a qual imprimiram o sotaque gaúcho à MPB e ao pop-rock brasileiro e causos de família.
Eles também vão revelar bastidores do período, em que deixaram Porto Alegre para morar na cidade do Rio de Janeiro, em 1971. Kleiton e Kledir vão interpretar alguns dos seus muitos sucessos: “Deu prá ti”, “Nem pensar”, e “Vira Virou”. O Teatro Armazém fica na Travessa Rubens Falcão, 346 Parada 40. RJ. O protagonismo local ficará com as apresentações dos artistas: Igor Alinne Kurvão e Dico. O objetivo do “Festival Arrumação ” é divulgar a arte no interior do País e ampliar a produção cultural fluminense a diferentes públicos.
Saulo Laranjeira é ator e atuou na novela “Velho Chico”, da TV Globo, em 2016, interpretando o Prefeito Raimundo. Como ator Saulo também criou personagens como o deputado João Plenário, exibido no programa “A praça é nossa”, do SBT. Laranjeira é ex-apresentador do programa de TV “Arrumação” (que batiza o festival), em Belo Horizonte, desde 1987, projeto interrompido com a chegada da pandemia. O programa Arrumação durante 35 anos divulgou o trabalho de artistas da autêntica cultura brasileira. No cinema, Saulo Laranjeira participou dos filmes “Minas Texas”, ao lado de Andrea Beltrão e “Amor & Cia”, junto com Marcos Nanini.
Programação abaixo na íntegra. A estreia do Festival Arrumação contou com a participação do cantor e compositor Hyldon – o herdeiro da soul music brasileira, autor do clássico “Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda”, que se apresentou no “Centro Cultural Palácio Tiradentes – A Casa da Democracia”, no Centro do Rio, no último dia 01.
Programação na íntegra (festivalarrumacao.com.br)
No dia 15, quinta-feira, às 19h, Belford Roxo, o cantores e compositores Gisa Nogueira e Didu Nogueira, mãe e filho, vão se apresentar no mesmo palco e vão contar histórias familiares sobre o bamba João Nogueira, irmão dela e de quem ela é parceira. Gisa é integrante da Ala de Compositores da Portela e nesse show vai interpretar algumas de suas composições gravadas por: Clara Nunes (Meu Lema), Beth Carvalho (Clementina de Jesus). Didu Nogueira é artista respeitado no circuito do samba carioca e tem boas histórias para contar sobre seus 30 anos de carreira e as lembranças de sua convivência com nomes importantes do samba como: Monarco, Wilson Moreira, Nei Lopes, dentre outros. Local Casa de Cultura de Belford Roxo (Rua Bob Kenedy, S/N Nova Piam) Belford Roxo – RJ. Participações locais: Dida Nascimento, Jussara, Seu Mathias
Dia 16, sexta, 18h, Engenheiro Paulo de Frontin, será o encerramento do Festival Arrumação com a participação da harpista Cristina Braga no espaço Uaná Etê. Ex-primeira harpista do Theatro Municipal do RJ, no período de 1993 a 2016, gravou 17 álbuns e participou de shows e gravações de artistas como: Titãs, Nara Leão, Moreira da Silva, etc. Em seguida, Nico Rezende, cantor, arranjador, compositor, que gravou oito discos e assinou arranjos para CDs de Gal Gosta, Marina Lima, Lulu Santos). Local: Uaná Etê Jardim Ecológico.
Local: Uaná Etê Jardim Ecológico (RJ 121, número 2265, Sacra Família do Tinguá) Engenheiro Paulo de Frontim – RJ