Tite anunciou hoje (quinta-feira) a convocação da seleção brasileira para os amistosos contra Panamá (no Porto) e República Tcheca (em Praga), nos dias 23 e 26 de março, respectivamente. As partidas servirão de testes para a disputa da Copa América de 2019, que será realizada no Brasil. A maior novidade da lista de Tite é o atacante gonçalense Vinicius Junior, que deve estrear pela seleção brasileira adulta bastante jovem aos 18 anos. Com isso, repetirá o feito de grandes nomes como Pelé e Ronaldo, que ganharam suas primeiras ainda adolescentes. Outros craques, como Zico e Sócrates, tiveram evolução mais tardia e só vestiram a camisa amarela acima dos 22 anos.
Vinícius Junior iniciou sua carreira profissional em 2017, com 16 anos. Destacou-se pelo clube, jogou pelas seleções de base e foi vendido ao Real Madrid por 45 milhões de euros (165,5 milhões de reais na cotação da época) em maio de 2017, mas só viajou para a Espanha no meio de 2018. Em sua primeira temporada europeia, o jogador já tem se destacado no time titular do atual tricampeão da Europa e nutre esperanças de estar na Copa América, em, junho, pela seleção.
Lucas Paquetá, do Milan, e Felipe Anderson, do West Ham, ganham chance no meio de campo. O treinador não fechou as portas da seleção para figuras mais conhecidas, como William, Renato Augusto e Paulinho, entre outros.