Projeto já formou, desde agosto de 2021, 170 padeiros, entre eles, pessoas com deficiência auditiva
A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretária de Assistência Social, formou, na tarde desta quinta-feira (27), a terceira turma de alunos do curso de panificação da Padaria Escola, do CRAS de Vista Alegre. Foram formados 58 padeiros, entre eles, pessoas com deficiência auditiva.
“Essa é a terceira turma que está se formando. Lembro que, no início da nossa gestão, todo o material da padaria estava desmontado e dei a missão ao secretário de Assistência Social, Edinaldo, para que ele montasse tudo e colocasse para funcionar. Precisamos acabar com a cultura de que São Gonçalo é uma cidade dormitório. Nós precisamos gerar emprego para os gonçalenses. E é isso que a gente tem feito desde o início do governo”, afirmou o prefeito Capitão Nelson.
O prefeito ainda reforçou a importância de criar parcerias com empresários da cidade, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para o crescimento de oportunidades.
“Quero agradecer a presença do Vinícius, proprietário da fábrica Três Irmãos, no Jardim Catarina. Com a articulação do secretário Márcio, de Desenvolvimento Econômico, ele disponibilizou vagas para empregar alguns desses alunos. A nossa intenção é dar uma condição digna aos empresários e comerciantes através das obras de pavimentação, assim eles vão poder gerar empregos para os moradores da cidade. Quero que todos que estão se formando consigam dar dignidade às suas famílias, disse o prefeito, completando, ainda, que já existe um projeto com outros cursos para encaminhar as pessoas que estão desempregadas para o mercado de trabalho.
O projeto, que tem como objetivo minimizar os impactos socioeconômicos enfrentados pelo município de São Gonçalo, retomou o curso de panificação em agosto de 2021, e já formou 170 padeiros.
“Mais uma turma. Foram 170 pessoas formadas durante essas três turmas, desde agosto de 2021. Entre essas pessoas que já se formaram, vários já estão no mercado de trabalho. Quero destacar que atendemos muitas pessoas em vulnerabilidade social. Alguns que cursaram aqui, são pessoas em situação de rua. Essa é uma forma de dar uma oportunidade para essas pessoas serem inseridas na sociedade”, contou o secretário de Assistência Social, Ednaldo Basílio.
O deputado estadual eleito, Douglas Ruas, esteve na formatura e destacou a importância da integração entre as secretarias para garantir os serviços necessários à população gonçalense.
“O Capitão Nelson, em mais uma demonstração de que o governo dele não é um governo voltado para ações com interesses eleitorais e políticos, reabriu em agosto do ano passado a Padaria Escola, no CRAS de Vista Alegre. Estive aqui em uma aula inaugural com o nosso querido professor Cláudio. Nós não nos cansamos de falar sobre a dedicação e o carinho que ele tem por esse projeto, com os alunos. Para que eles possam ter uma profissão e disputem uma vaga no mercado de trabalho. É muito importante essa integração entres as secretarias, porque é encerrado o trabalho da Assistência, mas tem início o trabalho do Desenvolvimento Econômico”, disse o deputado.
Também estiveram presentes na formatura o secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Picanço, a subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Cristina, e os vereadores da Câmara Municipal, Vinicius e Felipe Guarany.
Padaria Escola – A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Assistência Social, através da Subsecretaria de Proteção Social Básica, em parceria com o Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), do Governo Federal, trouxe de volta a proposta de qualificação profissional para facilitar a entrada no mercado de trabalho e a geração de emprego e renda.
A abertura de novas turmas serão divulgadas, em breve, pela Secretaria de Assistência Social.