Ao abrir a reunião, na sede da Fecomércio RJ, no Rio, o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, anunciou que será publicado, na próxima semana, um decreto assinado pelo governador Cláudio Castro criando o Grupo de Trabalho para a implementação do Pnatrans no Estado do Rio de Janeiro. O Grupo terá a missão de integrar os diversos órgãos do Governo do Estado e os 92 municípios fluminenses para que seja possível cumprir os objetivos do Plano.
A apresentação sobre o Pnatrans foi realizada pelo secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, e pela gerente de Projetos do Departamento de Gestão da Política de Trânsito, da Senatran, Bruna Cardoso dos Santos. Carneiro elogiou o Estado do Rio por ter mais de 80% de seus municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, e defendeu integração e diálogo entre as várias instâncias de governo para promover a segurança no trânsito.
“Todos temos a missão de salvar vidas. Nenhuma morte no trânsito é aceitável. Se fosse possível sintetizar tudo numa só palavra, a palavra seria parceria”, afirmou Frederico Carneiro, lembrando que a gestão do trânsito também é de responsabilidade das autoridades municipais.
Em sua exposição, a gerente da Senatran Bruna Cardoso dos Santos explicou que o Pnatrans está baseado em seis pilares: Gestão da Segurança no Trânsito; Vias Seguras; Segurança Veicular; Educação para o Trânsito; Atendimento às Vítimas e Normatização e Fiscalização. Segundo ela, há 154 ações programadas, e 272 produtos para serem compartilhados com os gestores do Sistema Nacional de Trânsito. As metas e estratégias do Pnatrans serão revisadas a cada dois anos, de forma que seja possível alcançar os resultados pretendidos até 2030.
Todos os representantes dos órgãos integrantes do Grupo de Trabalho do Pnatrans puderam dar suas contribuições durante a reunião, e disseram acreditar que o trabalho em parceria dará resultados no sentido de aumentar a segurança no trânsito e reduzir o número de mortes e lesões em acidentes. O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio Queiroz Junior, anfitrião do encontro, disse que a entidade está de portas abertas e oferece sua infraestrutura para sediar outras reuniões importantes para combater este que é um dos graves problemas da sociedade brasileira.