unnamed (3)

Foto/Divulgação: Octacílio Barbosa

Um verdadeiro coro de diferentes vozes, formado pelo público que lotou o Palácio Tiradentes, acompanhou as letras do repertório do Fundo de Quintal, na noite desta quinta-feira (20/10). Com 46 anos de estrada, um dos mais icônicos e populares grupos de samba de raiz do Brasil colocou todo mundo para cantar – e alguns arriscaram até sambar em meio às cadeiras históricas do Plenário Barbosa Lima Sobrinho. O show faz parte do projeto “Viva o Compositor Brasileiro, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em parceria com a Fundação Anita Mantuano de Artes (Funarj).

Com 38 discos e 380 músicas gravadas, o grupo embalou hits e gravações com renomados artistas do cenário nacional, como Zeca Pagodinho, Sombrinha e a eterna Beth Carvalho. O espetáculo trouxe sucessos que atravessam gerações, como “Nosso Grito”, “A Amizade” e “Vai Lá Vai Lá” e “Eu Não Quero Mais”. Também apresentou clássicos do estilo que foram lançados ou regravados pelo grupo, como ‘Trem Das Onze’, de Adoniran Barbosa, e ‘O Show Tem Que Continuar’, de Arlindo Cruz, Luiz Carlos da Vila e Sombrinha.

Um dos pontos altos da programação foi quando os músicos pediram que todos ligassem as lanternas dos seus celulares, produzindo um espetáculo de luzes no plenário, para acompanhar a música ‘Não Tão Menos Semelhante’, com o verso “Tanto tempo a luz acesa / Mas sem que ninguém perceba / De repente a luz se apagará”.

Reconhecidos aqui e lá fora pelo autêntico samba de raiz, Fundo de Quintal foi criado a partir das rodas de samba do tradicional bloco carnavalesco “Cacique de Ramos”, na Rua Uranos, na Zona Norte. De lá para cá, já revelou grandes nomes como Almir Guineto, Jorge Aragão e Arlindo Cruz. Na atual formação estão Bira Presidente, Sereno, Ademir Batera, Junior Itaguay e Marcio Alexandre. “Temos um compromisso com nosso público no Brasil e lá fora”, disse Bira, durante o show.

O projeto

O projeto “Viva o Compositor Brasileiro”, deste ano, já contou com grandes nomes da MPB, como Wagner Tiso; Yassir Chediak; Buchecha; Ceiça Moreno; Isabella Taviani; Kleiton e Kledir; Carlos Dafé e Ivan Lins. As próximas atrações são o cantor e compositor Ronaldinho do Cavaquinho, no dia 27/10, e a cantora Juliana Maia, no dia 3 de novembro, encerrando a temporada. As apresentações são gratuitas, com retirada de ingressos no local a partir das 18 horas – Rua Primeiro de Março, s/n° – Centro. O espetáculo pode ser conferido também pelo Youtube ‘Alerj Digital’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *