unnamed (2)

Foto/Divulgação: Fabio Guimarães

Unidade de saúde zerou filas para vários exames

O diagnóstico precoce do câncer de mama pode salvar vidas. A informação foi amplamente divulgada durante palestra de conscientização à prevenção do câncer de mama realizada na manhã desta sexta-feira (21) no Espaço Rosa. De acordo com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), se a pessoa for diagnosticada precocemente, as chances de cura podem chegar a 95%. A ação faz parte da programação do Outubro Rosa, realizada pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil. 

Foto/Divulgação: Fabio Guimarães

“Estamos sempre trabalhando para disseminar informações sobre a prevenção do câncer de mama e do colo de útero entre as pacientes do Espaço Rosa porque acreditamos que assim podemos salvar vidas. Com muito trabalho, conseguimos zerar a fila da mamografia, colposcopia e core biópsia, e não temos mais fila para mastologia. O nosso papel é prevenir o câncer, disponibilizar todos os serviços necessários o mais rápido possível para que se possa prevenir a doença”, destacou Marcela Brasil, coordenadora do Espaço Rosa.

Ministrada por João Claudio de Sousa Caetano, professor e ginecologista, e Dr. Luiz Roberto Cunha, ginecologista e mastologista do Espaço Rosa, a palestra destacou os fatores de risco do câncer de mama, como relação de parentesco, menarca precoce e menopausa tardia, obesidade, sedentarismo, consumo de álcool, além dos principais sinais, sintomas e tratamentos. 

“O câncer de mama é a segunda patologia que mais mata mulheres no mundo, por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce são tão importantes. Devemos estar sempre atentos aos sinais e divulgando a importância de fazer a mamografia, especialmente para as mulheres acima de 50 anos, de acordo com determinação do Ministério da Saúde, que devem realizar o exame uma vez por ano”, disse o ginecologista João Claudio. 

Diagnosticada com câncer de mama no ano passado, após assistir a palestra, Joanice Pereira da Silva, de 61 anos, decidiu dar um depoimento para todos que ali estavam. Muito emocionada, Joanice contou parte da sua história e encorajou mulheres que estão em tratamento.

“Estava há três anos sem fazer mamografia até que descobri o câncer de mama. Infelizmente, estava muito avançado e precisei retirar minha mama, mas felizmente estou aqui viva para contar história. Costumo dizer que o câncer é uma doença que, se procurar vai achar; se achar, vai tratar e, se tratar, será curado. Agora, não tem um dia em que eu não fale sobre a importância da mamografia para todas as mulheres que conheço, inclusive trouxe nesta semana a minha vizinha ao Espaço Rosa para que ela marcasse o exame dela. O Espaço Rosa foi onde tive todo apoio necessário, sou eternamente grata porque, além de serem excelentes profissionais, são humanos. Descobri recentemente linfonodos axilares, vou entrar em tratamento e serei curada, não tenho dúvidas disso”, contou Joanice. 

O Espaço Rosa fica na Rua Francisco Portela, 2744, no Zé Garoto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *