O Brasil já conta com 889 cervejarias registradas. O recorde foi alcançado após os expressivos resultados registrados pelo setor em 2018, quando 210 novas fábricas foram abertas, o que representa um crescimento de 23% em apenas um ano. Os dados são do Anuário da Cerveja no Brasil, levantamento divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Ao todo, o País tem 16.968 produtos entre cervejas e chopes. Destes, 6,8 mil foram registrados no ano passado. Segundo o Ministério, o momento positivo do setor é resultado do aumento da procura dos brasileiros por bebidas especiais.
Atualmente, 479 municípios do País têm, pelo menos, uma cervejaria, o que representa quase 10% das cidades brasileiras. Engana-se quem pensa que cariocas estão entre os primeiros. A liderança do ranking fica com Porto Alegre (RS), com 35 estabelecimentos. Na sequência, aparecem Nova Lima (MG), com 19, e Caxias do Sul (RS), com 16.
Na divisão por estados, o Rio Grande do Sul concentra o maior número de fábricas cervejeiras, 186. São Paulo (165) e Minas Gerais (115) completam o pódio.
Os procedimentos para registro de estabelecimentos e produtos podem ser conferidos no site do Mapa.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento