ENEM 2022

Foto/Ilustração/Divulgação

Professores dão dicas para alunos e familiares chegarem no dia D com tudo na ponta da caneta 

Falta menos de um mês para o ENEM! Nos dias 13 e 20 de novembro acontecem as etapas do Exame Nacional do Ensino Médio e, segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) são mais de 3,3 milhões de pessoas inscritas nesta edição. Com a proximidade da data a ansiedade começa a tomar conta de muitos jovens. No Colégio Centro de Estudos, localizado em Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, Douglas de Jesus, diretor da instituição fala um pouco sobre a natureza das questões do Enem:

“A prova do Enem tem algumas características muito marcantes, as questões são fáceis, mas que exigem do aluno uma percepção rápida ótima e visualização gráfica, por exemplo”, lista o professor que destaca a necessidade de disciplina para quem quer ter um bom resultado. “A preparação do Enem precisa ser muito esclarecida, ela é longa, lenta e gradual. Por isso, é muito importante que o aluno, desde cedo, adeque um pouco do seu tempo para estudar para o exame”.

Volmar Souza, Diretor Pedagógico do Colégio Marília Mattoso, de Niterói, também no Rio de Janeiro cita os pilares da preparação para as provas:

“A preparação em alto nível está baseada em alguns pontos que precisam ser muito prezados. Ninguém pode ir para uma prova sem desenvolver algumas habilidades como: o aluno precisa estar preparado psicologicamente, fisicamente e intelectualmente para a prova. O aluno precisa se manter equilibrado, o estudo não pode ser ofensivo a sua integridade psicológica. Você precisa estudar, dar o seu gás máximo no momento do estudo, para que no momento de lazer e descanso, você consiga fazer isso sem culpa”, explica o profissional que complementa:

“Chegamos na integridade física. Independente do esporte que você pratica, quando chega próximo as provas, é preciso preservar o físico. As provas duram mais de 4 horas, não tem como fazer a prova com dor, se recuperando de lesão, você precisa estar confortável. E o terceiro pilar é o preparo intelectual. Só que se você preparar o seu psicológico, o seu intelectual estará bem preparado. Você terá estudado em paz”, enumera Volmar Souza.

Os profissionais reuniram algumas dicas para quem quer se preparar para o Enem desde já:

1. Tenha um planejamento de estudo. Organize um cronograma desde o início do ano para poder estudar com metas claras e assim alcançar os melhores resultados;

2. Dedique mais tempo com as disciplinas que você considera mais desafiadoras e difíceis de assimilar. Acertar mais questões nessas áreas de conhecimento elevará seu rendimento;

3. Esteja sempre atualizado(a)! Se informe diariamente com os principais jornais e periódicos Nacionais e Internacionais;

4. Realize SIMULADOS! Para conhecer bem o ENEM, você deve treinar com questões de provas anteriores. Isso deve se tornar um hábito;

5. Desenvolva seu processo de escrita. Faça redações semanalmente. Peça para seu professor corrigir. Essa prática irá lhe ajudar a produzir textos coesos, coerentes e pertinentes.

Mas e quando chegar a prova, o que fazer no dia anterior: estudar mais ou relaxar?

1. Não estude! É momento de descansar a mente;

2. Não se alimente de comidas pesadas;

3. Mantenha seu corpo bem hidratado. Tome água;

4. Monte sua estratégia para chegar até o local de prova sem preocupação;

5. Durma mais cedo. Antes de dormir, faça uma meditação.

Durante o período que antecedem as provas, não só os alunos ficam ansiosos, familiares se encontram sem saber direito como apoiar e lidar com os sentimentos dos jovens. Por isso, os professores incluíram inclui algumas dicas para ajudar pais e familiares nesse processo!

1. É momento de dar apoio e incentivo. Seja o principal motivador de seus filhos;

2. Lembre-se que a realização do sonho deve ser de seu filho(a) e não o seu. Não é você que deve decidir o futuro que ele(a) irá seguir. Há muitos médicos e advogados frustrados no mercado de trabalho, pois decidiram seguir o sonho de seus pais e não o próprio;

3. Entenda que é um momento difícil aos jovens. Há cobranças familiares que se tornam um fardo pesado nessa fase. Então, evite comentários depreciativos. Acredite no potencial de seu filho(a);

4. A pandemia de COVID-19 e o confinamento por quase dois anos fragilizou emocionalmente e psicologicamente num nível ainda maior os jovens. Dessa forma, tente ser mais próximo de seu filho(a) nesse momento. Seja aquele pai/mãe que dialoga mostrando carinho e compreensão.

Agora é hora de se lembrar de algumas informações importantes:

Data, hora e local

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Como sabem, é proibido entrar após o fechamento e não há negociação, portanto se planeje para chegar com, pelo menos, uma hora de antecedência.

Não sabe o local da prova? Essa informação você encontra no cartão de confirmação da inscrição e poderá ser conferido na página do participante.

No domingo, dia 13 de novembro, data da primeira prova, o exame terá duração de cinco horas e 30 minutos. A programação é de que comece às 13h30 e termine às 19h.

Já no segundo dia de prova, no domingo, dia 20 de novembro, a duração será de cinco horas, com previsão de término para às 18h.

Documentos:

No dia anterior a prova já separe o que você precisa levar, dois itens são obrigatórios: caneta de tinta preta, fabricada em material transparente e documento de identificação com foto. Para não ter surpresas desagradáveis, leve mais de uma caneta.

Dica de ouro:

Leve garrafas de água, lanches leves e durma bem na noite anterior.

Dicas anotadas é hora de executá-las e brilhar nas provas!

Fonte/Colaboração: Adriana Hercowitz/Agência A+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *