ALTNEU CÔRTES

O deputado federal Altineu Côrtes, que é presidente do PR-RJ e membro da Comissão de Minas e Energia da Câmara, informou que a retomada do Comperj Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), em Itaboraí, poderá gerar mais de 6 mil vagas de empregos.  O local deve servir como um canteiro de empregos para moradores da cidade e municípios vizinhos como, São Gonçalo e Niterói. Nele serão processados por dia 19 milhões de metros cúbicos de gás, o equivalente a 21% da produção nacional.

Acompanhado de uma comitiva de prefeitos, Altineu Côrtes visitou o local da obra, que chegou a ser alvo da Lava Jato e foi paralisada em 2015 por problemas financeiros de fornecedores. Ele, que também integrou a CPI da Petrobras, disse que agora está “bastante esperançoso”. “Essa obra vai gerar de 5 mil a 6 mil empregos diretos para a construção da unidade de gás”, disse. “Depois que estiver em funcionamento, essa unidade vai atrair uma série de empresas para o seu redor”, destacou o deputado federal.

A unidade vai servir ao escoamento da produção de gás natural de campos do pré-sal da Bacia de Santos. Após a paralisação, muita gente ficou sem emprego e os planos para os municípios da região foram deixados de lado. A professora e pesquisadora da Fundação Getulio Vargas Energia (FGV Energia), Fernanda Delgado, lembra que a criação do Comperj atraiu tantos investimentos que inclusive chegou a ser convidada para lecionar em uma universidade que seria instalada em Itaboraí.

A paralização das obras causou um baque foi muito forte, com o retorno cresce a esperança de maior desenvolvimento e isso atrai investidores. No auge das obras no Comperj, as empresas chegaram a contratar 32 mil trabalhadores.  “Temos que lutar para que os empregos fiquem aqui. Não podemos deixar o que aconteceu na gestão passada, quando muitos empregos vieram de fora. Vamos lutar para que esses empregos sejam gerados na região de Itaboraí, São Gonçalo, Niterói e cidades vizinhas. O Estado do Rio de Janeiro precisa muito retomar seu crescimento”, acrescentou Altineu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *