O plantio das mudas no parque foi realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU), em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS). As mudas plantadas são nativas da Mata Atlântica, como paineira (ceiba speciosa), embaúba (cecropia), pintangueira (eugenia uniflora), cabeludinha (myrciaria glazioviana), ipê roxo (handroanthus impetiginosus) e amarelo (handroanthus albus), entre outras.
O gestor do Parque Paleontológico de São José, Luís Otávio Castro, destacou o trabalho de conscientização que é promovido junto aos visitantes na unidade de conservação.
“Hoje é uma data simbólica, mas de uma importância muito significativa, tendo em vista a necessidade que temos de preservar a natureza. No parque, estamos fazendo a nossa parte sempre plantando novas mudas. Em nossas visitas, além da abordagem geopaleontológica, deixamos claro a importância de cuidar da natureza”, enfatizou.
Em maio, fazendo alusão ao Dia Internacional da Biodiversidade e ao Dia Nacional da Mata Atlântica, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU) realizou a distribuição de cerca de 500 mudas para a população de Itaboraí. Ao todo, neste ano, ações como essa já distribuíram 3 mil mudas prontas para plantio para moradores da cidade.