Um grande vazamento de óleo nas tubulações da Petrobras provocou um grave desastre ambiental, na Baía de Guanabara, o acontecimento foi devido a uma tentativa de furto. O vazamento afeta a fauna e flora, prejudica também a reprodução dos caranguejos e as aves migratórias, uma significativa área foi atingida. O principal impacto foi em manguezais. ““Mas uma vez o pescador é prejudicado, o vazamento afeta diretamente a nossa produção de pescado. Não podemos pescar e o cheiro é muito forte, dificultando até nossa respiração. Não é a primeira vez que isso acontece, quem vai assumir a responsabilidade e punir os culpados?’’, indaga um pescador que não quis se identificar.
A Transpetro informou que assim que o vazamento foi detectado as operações no duto foram interrompidas e equipes de emergência controlaram a saída do óleo. O trabalho foi feito com 350 homens e até o fim da tarde de ontem (domingo), metade do óleo tinha sido recolhido, segundo a companhia. De acordo com a Transpetro, já aconteceram várias tentativas de furtos nos dutos da companhia.
O vazamento afeta os pescadores, a economia da região, e espécies que são usadas no consumo humano que podem causar muitas doenças.