“Estamos gerando oportunidades para todos que desejam se capacitar e evoluir profissionalmente. São 26 mil vagas, 26 mil pessoas que terão a oportunidade de conseguir empregos melhores com os cursos da Faetec. Estamos dando um caminho para os que desejam se sobressair no mercado de trabalho”, declarou o presidente da Faetec, Iranildo Campos.
No total, 80 unidades da Rede ofertam vagas em dezenas de opções de cursos profissionalizantes, com duração de 10 a 20 semanas. Para concorrer, é necessária idade mínima de 15 a 18 anos, que varia de acordo com o curso. O nível de escolaridade requerido também pode variar.
Das 26 mil vagas ofertadas, 1800 são oferecidas no formato de ensino a distância, em parceria com a Cecierj. Alguns dos cursos mais procurados são: inglês; espanhol; operador de computador; excel; garçom; manicure e pedicure; assistente administrativo; auxiliar de cozinha; eletricista instalador predial de baixa tensão; cabeleireiro; mecânico de refrigeração e costureiro.
O processo seletivo será feito por meio de sorteio, que acontece no dia 18/07. Os selecionados deverão comparecer na instituição de ensino inscrita. Aqueles que concorrem para a modalidade EaD deverão encaminhar documentação de forma remota. A lista de cursos e unidades, cronograma e documentação requerida estão descritas no edital, que pode ser encontrado no site da Fundação: www.faetec.rj.gov.br.